10 Estratégias para não se endividar com cartões de crédito

Ninguém tenta se endividar. Na maioria dos casos é algo que acontece com você muitas vezes sem perceber. No entanto, é possível evitar dívidas. Siga essas estratégias para evitar cair em dívidas, principalmente de seus cartões de crédito.

Se você não pode pagar sem um cartão de crédito, não compre 

Uma das abordagens mais perigosas de se ter um cartão de crédito é viver com a ilusão de que você pode comprar coisas que na verdade não tem dinheiro para pagar. Como por exemplo, comprar uma moto em uma loja de motos seminovas no cartão de crédito e depois não ter os valores das parcelas para pagar.

Uma boa regra para se viver é: se você não pode pagar algo em dinheiro, não pode pagar com um cartão.

Tenha um fundo de emergência 

A economia de emergência é muito importante para aquelas situações emergenciais. A melhor prática ao tentar estabelecer uma economia de emergência é economizar pelo menos 6 meses de seu salário. 

Será algo para cobrir suas despesas caso perca o emprego, tenha uma lesão que o impeça de trabalhar ou para quando precisar de dinheiro para um custo inesperado, mas necessário.

Pague sempre o total de seu cartão

A melhor maneira de manter seus gastos sob controle é pagar o saldo do cartão de crédito no decorrer do processo. Portanto, se você fizer uma compra com seu cartão de crédito, digamos para ganhar recompensas, envie seu pagamento no dia seguinte, antes que aconteça algum imprevisto e você não consiga realizar o pagamento.

Corte os desejos, concentre-se nas necessidades  

Sempre há espaço em seu orçamento pessoal para eliminar hábitos de gastos desnecessários. Isso pode ser em seu restaurante favorito apenas uma vez por mês, ou reduzir suas compras online. 

Quanto mais você eliminar as vontades e gastar apenas com as necessidades, melhores serão suas finanças.

Tudo fica melhor com um orçamento

Ao fazer o orçamento de suas despesas mensais, você pode controlar melhor para onde seu dinheiro está indo e onde você pode gastá-lo. Todos os meses, parcelar quanto colocar na economia, e quanto extra você ainda tem para gastar com as necessidades. 

Portanto, se chegar a hora em que você precisa fazer uma grande redução de suas despesas, você saberá exatamente o que cortar. Ferramentas on-line úteis podem ajudá-lo com um orçamento a automatizar parte do processo orçamentário para você.

Não use seu cartão de crédito para adiantamentos em dinheiro 

Se você precisa usar seu cartão de crédito para ter dinheiro em mãos, isso é um sinal de que está abusando de suas finanças. Não só os juros são mais altos do que as compras regulares, mas provavelmente também será cobrada uma taxa.

Não utilize vários cartões de crédito  

Vários cartões de crédito significam vários pagamentos e vários casos de juros acrescidos. Esta é uma configuração para a eventual necessidade de consolidação da dívida, caso você não consiga lidar com o uso responsável dos cartões. 

Quanto mais cobranças acumuladas em cada cartão, mais espaço para perder o controle de seus gastos e pagamentos.

Faça um controle de despesas 

Certifique-se de manter o controle de suas despesas em uma planilha que você pode atualizar mês a mês. Dessa forma, se você tiver várias contas e cartões, poderá garantir o pagamento integral de todos eles sejam feitos no momento apropriado. 

Em caso de aumento salarial

Se surgir a ocasião em que você recebe um aumento salarial, viva com o salário mais baixo que você tinha antes e guarde os fundos extras na poupança. Afinal, você conseguiu diminuir tanto seu salário anterior, coloque os novos fundos em um lugar  onde trabalham mais para você.

Sempre procure por descontos

Os mantimentos se enquadram em uma categoria essencial quando se trata de seu orçamento. Ao usar cupons para minimizar o dinheiro que você tem para usar nessas necessidades, ele irá liberar dinheiro extra que antes estava inacessível. Esconder o dinheiro extra criará uma proteção maior contra as dívidas.

A parte mais difícil em tentar evitar dívidas em seus cartões de crédito é se limitar. Gastar se tornou uma das tentações mais populares na sociedade atual. Por meio dessas estratégias, você pode reduzir o endividamento potencial ao mesmo tempo em que ainda tem espaço no seu orçamento para si mesmo.

Utilizar essas dicas para o planejamento de pagamento de seu cartão de crédito é fundamental para você não se endividar e viver sem dores de cabeças com relação ao seu controle financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *