Usar VPN é algo extremamente importante para garantir segurança navegando em determinados sites ou redes públicas
Quando surgiu a Internet, milhares de ferramentas úteis para empresas e usuários surgiram também para garantir maior segurança na navegação. Um desses aplicativos é a VPN, ou melhor dizendo, Virtual Private Network, que como o nome sugere é a oportunidade perfeita para conseguir estabelecer uma conexão segura e usar redes públicas.
Ao destrinchar os funcionamentos de uma Virtual Private Network, provavelmente surge na mente do internauta a dúvida sobre qual é a melhor VPN para download, e a resposta para isso é simples: a melhor VPN da atualidade é aquela que não interfere na velocidade de Internet quando está ativa, portanto, escolher uma boa VPN irá depender se a velocidade de navegação, upload e download é comprometida com o seu funcionamento.
Teste de Velocidade VPN: como saber se a VPN está comprometendo o uso da internet
Com a VPN ocultando o IP do internauta e deixando a própria rede redirecionar o usuário através de um servidor remoto, muitos serviços de “má qualidade” podem reduzir a velocidade da internet, já que a navegação irá depender do servidor VPN e da sua base de dados.
Ao saber disso, testar os mais variados serviços de VPN se tornou necessário para conseguir encontrar aquela que não irá limitar os dados de banda, mas, claro, às vezes a conexão lenta de VPN também pode ser resultado de utilização incorreta de configurações, então saber configurá-la e realizar os ajustes certos podem ser fatores que irão melhorar drasticamente uma conexão ruim de VPN, tornando-a ágil novamente e eficaz.
O primeiro passo para testar o uso de VPN e suas configurações é realizar o teste de velocidade da Internet. A seguir, será possível aprender como fazer isso facilmente.
Testando a internet
Uma informação importante que precisaremos usar no procedimento é a velocidade total da Internet contratada. Para ter acesso exato a esses dados, basta acessar um site que oferece Speed Test, no caso, o teste da linha real de internet.
Assim que o teste for realizado, tanto a velocidade de download quanto do upload virão à tona. Então, o usuário terá acesso às informações certeiras de internet que estão sendo entregues a ele, e caso haja divergência do plano contratado, é importante entrar em contato com o provedor para resolver essa questão.
Tendo em mãos a velocidade de internet completa sem utilizar VPN, será necessário ativar o programa e repetir o teste novamente. Assim você poderá ver de perto se está tendo perda de velocidade com o Virtual Private Network ativo.
O que observar neste teste
Ao realizar o teste com a VPN ativa é importante se atentar em alguns números, e se o usuário acha que apenas os números de download e upload importam, ele está enganado. Afinal, a latência, ou melhor dizendo, o ping, é o número mais importante quando o assunto é navegação na Internet.
O download é o nome dado aos valores para “baixar” algum programa ou atualizar arquivos na internet, já upload se refere a “subir um vídeo no YouTube” ou colocar arquivos no drive, por exemplo.
Já a latência difere das duas opções citadas anteriormente, afinal ela é o tempo e a velocidade que os dados levam para viajar entre os dispositivos. No caso, quanto maior o tempo de latência, mais lenta será a navegação do usuário.
Sabendo de todas essas informações, é nítido que todos esses pontos precisam ser considerados, e se eles estiverem “ok”, a VPN está bem configurada e também é a melhor para seu usuário.
Existem muitas opções interessantes de VPN na internet e, graças a isso, é importante testar todas as opções viáveis, inclusive as VPNs pagas que podem trazer benefícios a mais para seu usuário.