As tendências de mídia social em 2022, na realidade, já são bem conhecidas. Quem lida com mídias sociais e sites na internet por motivos profissionais sabe muito bem que se manter atualizado sobre cada nova tendência é um ponto que não pode ser dispensado.
De fato, todos os anos surgem novas tendências, enquanto outras, que já surgiram, consolidam-se ou caem no esquecimento, delineando assim um novo cenário em torno do qual é necessário construir a sua estratégia de negócio.
2022 certamente não é exceção: aliás, este ano também não faltam novidades no universo das redes sociais. Abaixo, todas as principais novidades no campo das tendências de mídia social em 2022 que você precisa saber para configurar corretamente sua estratégia de negócios em detalhes. Leia com a gente, vamos lá!
Tendências de mídia social em 2022
1. TikTok
O TikTok é uma rede social que, há algum tempo, adquiriu grande popularidade, principalmente entre os mais jovens. A novidade, porém, é que nos últimos meses seus números explodiram e a plataforma está se tornando cada vez mais relevante até mesmo para os envolvidos nas redes sociais por motivos profissionais.
Se é cedo para saber se o TikTok se tornará a rede social de referência para marketing, não é para analisar os números e explorá-los a seu favor desenvolvendo uma nova estratégia de negócios.
É interessante notar, a esse respeito, que, em setembro de 2021, o TikTok ultrapassou a marca de 1 milhão de usuários, aumentando seus usuários em 45% em 9 meses. Em janeiro do mesmo ano, aliás, a plataforma registrava “apenas” 689 milhões de usuários.
Apesar do crescimento impressionante do TikTok nos últimos meses, muitas empresas ainda estão relutantes em investir nessa mídia social para suas campanhas de marketing. O crescimento, portanto, registrado pelo TikTok em 12 meses é igual a 700% (enquanto o Facebook e o Instagram registraram, respectivamente, -25% e -40%).
A tendência parece estar delineada: mais e mais pessoas estão percebendo o enorme potencial do TikTok na área de marketing. O conselho, para quem quer vencer a concorrência, é avançar no tempo para antecipar o momento em que isso ficará claro para todos.
2. Vídeos curtos
A segunda entre as tendências de mídia social em 2022 pode ser considerada uma consequência direta da primeira: a extraordinária popularidade do TikTok, na verdade, é diretamente proporcional ao sucesso dos vídeos curtos na Internet.
Só o Youtube parece ser capaz de resistir a esta tendência agora delineada (ainda que o próprio Youtube tenha introduzido Youtube Shorts): entre Stories e Reels, até Facebook e Instagram entenderam que os utilizadores parecem agora preferir vídeos curtos, redimensionando as suas outras experiências, como Facebook Watch e IGTV.
Em 2022, portanto, ainda mais do que antes, chegou a hora de experimentar o máximo possível com vídeos curtos como ferramenta para atingir seus objetivos de negócios. Nesse sentido, caso (como provável e desejável) você decida se concentrar em diferentes plataformas, é muito importante se lembrar de personalizar e otimizar cada vídeo para o canal específico ao qual ele é dedicado.
3. Compras diretas nas redes sociais
Focar nas mídias sociais para atingir suas metas de negócios em 2022 também significa permitir que os clientes façam suas compras diretamente nas próprias mídias sociais, sem “obrigá-los” a deixar as mídias sociais para pousar no site e concluir a transação de compra lá.
Até agora, de fato, cada vez mais as mídias sociais oferecem a possibilidade de fazer compras no aplicativo e, também graças ao bloqueio da emergência do Covid-19, cada vez mais usuários aproveitam isso.
Neste ponto, é oportuno fazer um esclarecimento: o crescimento do social commerce provavelmente não se traduzirá no colapso do e-commerce.
No entanto, isso significa que qualquer pessoa que deseje aproveitar as tendências de mídia social em 2022 para aperfeiçoar sua estratégia de negócios deve considerar oferecer essa experiência de varejo a seus clientes, certificando-se de que ela seja consistente com sua própria imagem de marca envolvente.
Não devemos esquecer, a este respeito, que qualquer ação adicional que seja exigida do cliente (como, por exemplo, passar da mídia social onde viu o produto a ser adquirido para o site onde é possível comprá-lo) aumenta o risco de que esse cliente não chegue para completar seu caminho de compra.
Esta reflexão, aliada ao fato de os consumidores estarem habituados a utilizar as redes sociais para procurar novos produtos para comprar, representa mais um incentivo para “valorizar” este conselho nos próximos meses. E então, o que achou das tendências de mídia social em 2022? Ficou alguma dúvida? Comente abaixo. Até a próxima!