Sinalização de segurança: cores e seus significados

Sinalização de segurança: cores e seus significados

Sinalização de segurança: cores e seus significados

A sinalização de segurança é essencial para prevenir acidentes, apontando para os usuários os riscos presentes em um espaço, bem como as medidas de proteção que precisam ser tomadas.

É por sua importância que existem regulamentações sobre o assunto, principalmente a NR 26, que trata das cores e significado dos sinais de segurança.

O que são as sinalização de segurança?

A sinalização de segurança destina-se a alertar os utilizadores do espaço para situações de risco ou perigo a que estão expostos, bem como para a necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).

Se você, por exemplo, for fazer um curso de panificação online, vai aprender sobre medidas de segurança na hora de manusear misturadores de grande porte, batedeiras e fornos, por exemplo. Este exemplo foi para mostrar que em todas as áreas profissionais existem cuidados que devem ser seguidos e, esse texto vai tratar da sinalização de segurança: cores e seus significados.

É uma medida preventiva que contribui para a redução de acidentes ao indicar de forma simples e clara como as pessoas devem se proteger em um determinado ambiente.

Enquanto os painéis de sinalização são os mais utilizados, os sinais de segurança podem agrupar outros tipos de sinais como sons, fitas, correntes, cones, etc.

Sinalização de segurança: cores e seus significados

De que cor são as sinalizações de segurança?

A NR 26 é uma norma regulamentadora que rege as cores dos sinais de segurança. Esse padrão é muito importante porque ajuda os trabalhadores de todo o país a entender os riscos aos quais estão expostos e as medidas de segurança que precisam tomar.

Portanto, essa regra deve ser seguida por todas as empresas, independentemente do número de funcionários ou do ramo de atividade. Afinal, é muito importante sinalizar corretamente todos os perigos aos quais os trabalhadores estão expostos.

Em seguida, dividimos a tabela de cores dos sinais de segurança de acordo com as instruções da NR 26.

Vermelho

É usado para designar meios e aparelhos para proteção e extinção de incêndio. Em casos excepcionais, pode ser usado como alarme em barricadas, cercas de edifícios e outros obstáculos temporários, bem como em botões de disjuntores de parada de emergência.

Na indústria, o vermelho não deve ser usado para indicar perigo, pois é menos visível que o amarelo e o laranja (significando alarme).

Amarelo

É usado para indicar cautela. Por exemplo, para indicar locais onde as pessoas podem tropeçar, bater, etc. e em equipamentos móveis como veículos industriais. Outro uso é no encanamento, ajudando a identificar gases não liquefeitos. Faixas e quadrados em fundo amarelo podem ser usados ​​quando necessário para melhorar a visibilidade da sinalização.

Branco

Deve ser utilizado em passadiços e passadiços, bem como em caixotes de lixo, bebedouros, para delimitar áreas em redor de salvamento, bombeiros e outros equipamentos de salvamento, instalações de armazenamento e zonas de segurança.

Preto

É usado para se referir a tubos de combustível altamente viscosos e inflamáveis, como asfalto, óleo combustível, óleo lubrificante, resina, etc.

Verde

Esta é a cor da segurança e deve ser usada em caixas de equipamentos de resgate, caixas de máscara de gás, canos de água, chuveiros de emergência, macas, lava-olhos, mangueiras de oxigênio e outros dispositivos de segurança.

Laranja

Deve ser usado em tubos contendo ácidos, interiores de máquinas, proteções que podem ser abertas ou removidas, partes móveis de máquinas e equipamentos, interiores de caixas de proteção para dispositivos elétricos, exteriores de polias e engrenagens, gatilhos de segurança, dispositivos de corte. . , cortadores de borda e prensas.

Púrpura

Cor que indica o perigo de penetração de radiação eletromagnética de partículas nucleares. Deve ser usado, por exemplo, nas portas dos locais onde os materiais radioativos são armazenados.

Cinza

Cinza claro é usado para linhas de vácuo e cinza escuro para condução.

Por fim, o uso de cores é essencial para a rápida identificação de determinados produtos químicos nas tubulações, permitindo uma resposta oportuna a emergências. Da mesma forma, a sua utilização é uma forma muito eficaz de trabalhar com grupos de trabalhadores com dificuldades de leitura, pois nestes casos a identificação e compreensão da situação é quase imediata.

O uso de flores como meio de prevenção deve ser sábio. O uso não crítico pode criar mais confusão do que prevenção. Além disso, deve-se ter cuidado e cautela quanto à fadiga visual ou outras situações que causem desconforto ou confusão aos trabalhadores.

Quais são os tipos de sinalização de segurança?

Dependendo da forma do sinal, pode indicar um aviso diferente. Então nós temos:

  • Placas redondas – indicam sinais obrigatórios e proibidos;
  • Sinais em forma de diamante ou triangulares: indicam sinais de perigo;
  • Sinais quadrados ou retangulares: Indicam sinais de emergência e informações adicionais.

Sinais de alerta alertam os trabalhadores para locais, situações ou substâncias inseguras no ambiente. Geralmente são triangulares.

Os sinais de emergência indicam e orientam as pessoas sobre como agir em caso de emergência, como indicar rotas de fuga, saídas de emergência, localização de equipamentos contra incêndio, etc. Geralmente são placas retangulares ou quadradas.

Sinais de obrigatoriedade são aqueles que indicam uma situação em que o uso de EPI é obrigatório. Geralmente são placas azuis e retangulares ou quadradas.

Sinais de proibição são aqueles que indicam comportamento proibido naquele local, como não fumar ou abrir fogo. São placas redondas.

Interessado na área? Confira o Curso Básico de NR 26!

Continue lendo nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *