De acordo com um levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil está com o 9º lugar de pior índice de desemprego do mundo em 2022. Isso é um vilão para todos os brasileiros, que acabam migrando para a informalidade, trabalhos em outras áreas e até tentando abrir um negócio próprio.
Atualmente, as vagas de emprego são oferecidas de modo online. Por isso é tão importante investir em currículos em sites de empregabilidade ou até nas abas de “Trabalhe Conosco” das empresas interessantes.
É muito comum você não ter todos os requisitos para preencher uma vaga online. Nessa hora, você pode acessar uma plataforma de cursos para aprender a escrever melhor, e ter desenvolvimento pessoal.
O que são Micro Cursos?
Micro cursos são aulas com menor carga horária, que dá para você realizar de uma vez só, com um especialista no assunto. Dessa forma, você pode aprender edição de vídeos para se candidatar a várias vagas de seu interesse.
Depois de preencher todos os requisitos de suas vagas de interesse, você pode fazer um perfil no LinkedIn para conseguir um emprego. Saiba como conquistar uma vaga usando o LinkedIn.
- Mantenha seu perfil atualizado
O LinkedIn é uma rede social voltada para contatos profissionais. Para conseguir uma boa vaga de emprego pelo LinkedIn, é necessário manter seu perfil atualizado para os recrutadores. Confira todos os campos que precisam estar atualizados:
- Foto: Tenha uma foto com aparência profissional e atualizada. Além disso, use uma imagem de qualidade. Ninguém leva a sério um perfil sem foto no LinkedIn;
- Cabeçalho: O cabeçalho serve para você resumir bem seu currículo. Ou seja, explicitar seus objetivos profissionais, suas aptidões profissionais e brevemente sua experiência. Seja bem direto no cabeçalho, já que o espaço é curto;
- Resumo: Use primeira pessoa no resumo na hora de falar de si mesmo. O campo tem espaço para 300 palavras;
- Experiências: Esse é um campo fundamental para você escrever suas experiências profissionais em outras empresas. Descreva todas as funções que você desempenhou, além do nome da empresa, cargo e o período de trabalho efetivo.
2. Siga empresas do seu interesse profissional
Como a maioria das redes sociais, você pode acompanhar publicações de empresas no LinkedIn, inclusive publicações de vagas de empregos. Nessa rede social são publicadas milhares de vagas em um curto período de tempo.
Além disso, quando uma página de seu interesse realiza uma publicação, você automaticamente recebe notificações para estar sempre em dia. Essa é uma boa forma de consumir conteúdo dos seus segmentos profissionais de interesse também.
3. Faça parte de grupos
Uma funcionalidade atraente do LinkedIn é ter grupos para você fazer parte, como o Facebook. Isso é fundamental para você que está buscando um novo emprego.
Uma boa exposição em grupos precisa ser parte de sua estratégia para ganhar visibilidade por parte das empresas. Além do mais, muitas vagas de emprego são publicadas nos grupos.
Você deve participar de grupos ligados à sua área de atuação profissional. Participe dos grupos ativamente para aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista.
4. Tenha interação com suas conexões
É possível ter conexões no LinkedIn com pessoas que você nunca conheceu pessoalmente. Ou seja, você não precisa ter conexões apenas com amigos, familiares ou colegas. A ideia é se conectar com pessoas interessantes do ponto de vista profissional.
Ainda mais, faça interação com sua rede de contatos. Parabenize quem conquistou uma promoção ou um emprego novo. Curta conteúdos de pessoas que você gostou. Ou seja, participe ativamente do LinkedIn.
5. Produza conteúdo exclusivo
Existe uma funcionalidade no LinkedIn que permite que você ganhe mais visibilidade dos recrutadores e público em geral. Você pode postar textos únicos, exclusivos e relevantes para sua área de atuação.
Através dessa ferramenta, você pode ter um perfil como um blog profissional. Faça conteúdo de acordo com o seu segmento profissional e ganhe reconhecimento das suas conexões.
No entanto, nada de postar por postar ou fazer postagens sobre sua vida pessoal. Poste conteúdo relevante, como artigos, que façam diferença na vida dos profissionais que lerão. Dessa forma, você ganhará relevância, autoridade e mostrará experiência aos recrutadores. Essa é uma boa forma de ganhar uma visibilidade positiva dentro do LinkedIn.