Apesar do que a medicina convencional pode dizer, a autoimunidade não é uma coisa preta no branco. Na verdade, isso é um “espectro autoimune” e quanta inflamação você determina onde caiu nesse espectro.
Comecei este termo quando comecei com autoimunidade, e agora se tornou um termo estabelecido na medicina funcional para explicar como os estados autoimunes se desenvolvem e, mais importante, como eles são revertidos.
Eu mesmo lutei contra a autoimunidade durante meu segundo ano como estudante de medicina. Apesar da rápida perda de peso, tremores, batimentos cardíacos acelerados e muitos outros sintomas assustadores, o médico o transformou em estresse da faculdade de medicina.
No entanto, eu conhecia meu corpo e tinha certeza de que algo estava errado, e é por isso que exige um processamento completo e testes de laboratório. Com certeza, eu não era louco: eu tinha a doença de Graves.
A doença de Graves é uma condição na qual a glândula tireóide é usada em excesso. Ele até se expande para o dobro do tamanho normal e produz todos os sintomas dos quais eu sofria: coração acelerado, tremores, fraqueza muscular, distúrbios do sono e perda excessiva de peso.
Os tratamentos de medicina convencional oferecidos a Graves eram quase tão assustadores quanto a própria doença e, após um curto período com a droga propiltiouracil (PTU), que me causou hepatite tóxica, usei ablação radioativa da tireoide e hormônio de sobrevivência da tireoide suplementar.
Eu só gostaria de saber o que sei agora – ter uma doença autoimune não significa que você está destinado a viver com sintomas dolorosos e medicamentos graves.
A boa notícia é que, ao reduzir a inflamação com os oleos essenciais, você pode reduzir o espectro autoimune e reverter sua condição! Ao entender os fatores que contribuem para a inflamação, você pode chegar à causa raiz da autoimunidade e começar a viver melhor.
Como a doença autoimune vai além do sistema nervoso
A doença autoimune é uma doença do sistema imunológico. Além do sistema nervoso, o sistema imunológico é o sistema mais complexo do corpo, composto pelo tracto digestivo, pele, amígdalas, medula óssea, linfonodos, baço e a pele fina do nariz, garganta e genitais.
Todos esses tecidos, órgãos e células trabalham juntos para manter todo o seu corpo saudável.
Em nosso sistema médico atual, as doenças autoimunes não são reconhecidas como doenças de todo o sistema imunológico; em vez disso, eles são tratados como doenças de certos órgãos.
No entanto, quando você tem autoimunidade, isso significa que em algum lugar à distância seu sistema imunológico ficou ruim e começou a atacar seus próprios tecidos. Pode ser um ataque de sua glândula tireóide, intestinos, pele, cérebro, pâncreas ou qualquer outro órgão.
Não importa qual parte do corpo esteja sitiada, o problema subjacente está dentro do sistema imunológico. Para tratar, prevenir e reverter uma doença autoimune, você precisa recuperar seu sistema imunológico.
Outro método que vale a pena aplicar é os produtos de âmbar como a pulseira âmbar para ajudar a fortalecer o sistema imunológico contra doenças autoimunes de forma completamente natural.