O que olhar antes de comprar um carro usado? Quais são os critérios que devem ser levados em conta antes de comprar um novo veículo? Devemos focar somente em veículos Seminovos ou os usados também merecem a nossa atenção? Vale a pena comprar 0km no preço alto que estão ou não?
Na hora de comprar um veículo novo, são muitas as dúvidas que podem surgir. Isso acontece principalmente quando queremos comprar um veículo usado ou seminovo, que consequentemente irá custar menos do que um veículo totalmente 0km, ou seja, que acabou de sair da fábrica para a loja.
Porém, quando vamos comprar um carro usado, é de suma importância dar atenção a uma série de pontos importantíssimos, que nos protegem de acabar fazendo um mau negócio, seja comprando um veículo ruim ou então pagando mais do que se deve por um carro realmente de baixa qualidade.
No conteúdo de hoje, vamos ajudar você a entender justamente sobre este assunto. Então, se você quer saber o que olhar antes de comprar um carro usado, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria para saber mais. Vamos lá, leia com a gente!
O que olhar antes de comprar um carro usado?
1. Histórico de multas
O primeiro ponto que você deve analisar antes de comprar um carro é o histórico de multas do mesmo. Este é um arquivo que você tem acesso no Detran, fisicamente e também através da web. Basta informar o número da placa e do Renavam para ter acesso a todo o histórico do carro.
Por que olhar isso? Porque fala muito sobre o perfil do motorista que está vendendo: se há excesso de multas por velocidade, você já sabe que o carro não era bem cuidado, estava sempre em seu limite e muito provavelmente alguns meses depois que você comprar pode apresentar problemas na mecânica.
2. Quantidade de proprietários
O que olhar antes de comprar um carro usado? A quantidade de proprietários, com certeza. Novamente, este é um ponto que fala muito sobre o estado de conservação do veículo. Quanto maior for o número de proprietários, maior é a chance de algum maluco ter sido dono do carro, novamente causando problemas em um futuro próximo.
Por outro lado, quando o carro usado teve apenas um ou dois proprietários, no máximo 3 para carros abaixo do ano de 2010, traz maior segurança em relação ao seu uso da forma correta.
Relacionado:
3. Verifique se houve sinistro ou roubo do veículo
O sinistro ocorre quando o carro foi batido, sem perda total, sendo necessário recorrer a seguro veicular, que entregou um carro de aluguel ao condutor enquanto o veículo antigo era reformado. Um carro que passou por sinistro possui muito mais chances de trazer problemas, visto que pode ter sido quase completamente destruído e mal restaurado pela oficina escolhida pelo condutor.
O roubo do veículo é outro ponto importantíssimo. Jamais compre um carro barato “só para rodar” como falam em redes sociais como o Facebook. “Vendo Gol 98 sem documento. Só para rodar até perder”. Qual a segurança que isso lhe passa? A chance do carro ser roubado é grande, e ao comprá-lo você está assumindo o risco de ser parado pela polícia.
4. Quilometragem
O que olhar antes de comprar um carro usado? A quilometragem, com certeza. Quanto maior ela for, maior é a chance de todo o veículo necessitar de uma revisão em breve. Sem contar que um carro muito rodado tem o valor abaixo da tabela Fipe.
Um exemplo são carros com ano recente, mas dirigidos por motoristas da Uber, que vendem com a quilometragem acima de 200 mil. Você compraria um carro assim? É claro que não. Até a próxima!