Lucro, caixa e receita: conheça os termos

Ainda tem dificuldades para entender esses três conceitos? Continue conosco e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Quando você abre uma empresa, além de oferecer várias opções de pagamento aos seus clientes, como a melhor máquina de cartão, é necessário entender os principais termos do mundo dos negócios para não cometer confusões e equívocos que podem comprometer os seus rendimentos.

Por falar nisso, você sabe o que é lucro, caixa e receita? Sabia que esses são conceitos diferentes? Se a sua resposta for não, não se preocupe, pois estamos aqui para ajudar você a entender um pouco mais dessa parte burocrática dos negócios.

Continue a leitura deste artigo e conheça os significados desses conceitos tão importantes. Assim, será possível otimizar a gestão das finanças da sua empresa e fazer com que ela tenha recursos suficientes para crescer de maneira sustentável. Confira!

O que é lucro?

O lucro refere-se a todo dinheiro que sobra no seu orçamento após os descontos realizados. Nesse sentido, para você encontrar o lucro da sua empresa, é preciso fazer o seguinte cálculo:

Lucro líquido = (receitas – descontos) – despesas e custos

O lucro líquido considera os custos variáveis e os fixos. Isto é, mesmo após a diminuição dos custos e gastos da empresa, o rendimento permanece o mesmo.

Agora, quando falamos em lucro bruto, nos referimos aos valores que permanecem após a dedução dos custos variáveis — aqueles que estão ligados às vendas e à fabricação dos produtos.

O que é caixa?

Os valores do caixa referem-se aos recursos disponíveis para a realização de novos projetos, seja para investimentos na expansão do negócio, seja para arcar com os compromissos comuns do dia a dia.

Esse dinheiro do caixa pode ser proveniente de diversos lugares, como empréstimos, novas operações e investimentos — é aqui que muitos empreendedores “se perdem”, pois começam a usar o cartão de crédito da empresa sem ter dinheiro em caixa e, com isso, acabam gastando mais do que a empresa recebe.

O que é receita?

Existem dois tipos de receitas que você precisa entender: a líquida e a bruta. No entanto, de maneira geral, podemos afirmar que a receita nada mais é que todo o dinheiro que entra na empresa, o qual é proveniente da principal atividade da organização. Por exemplo, se você tem uma loja de móveis e realiza a venda deles, esse retorno é considerado a receita do seu negócio.

No caso da receita bruta, nos referimos ao faturamento que a sua empresa teve das vendas que foram realizadas. Por exemplo, se você vende em média R$ 10 mil em móveis por mês, esse valor corresponde à receita bruta do seu negócio.

Por outro lado, quando o assunto é receita líquida, precisamos ter um olhar mais analítico para a situação. Isso porque ela é bem mais complexa e pode variar de acordo com os tributos que a organização paga. No entanto, de forma resumida, é possível dizer que ela considera todo o saldo após a realização de descontos com impostos, cancelamento de vendas e outros tipos de deduções.

Manter esses três conceitos em harmonia na empresa não é uma tarefa fácil, porém, isso é muito importante para garantir que o seu negócio conseguirá se manter firme no mercado diante da alta concorrência. 

Ter um olhar atento para esse setor da empresa é fundamental para evitar que ela se obrigue a encerrar as atividades. As finanças são o “coração” de um negócio. 

Se elas não estiverem bem, pode ter certeza de que todos os demais setores ficarão abalados, pois não haverá verba para aumentar estoque, investir em marketing e, em casos mais críticos, para arcar com os compromissos do dia a dia — principalmente em relação aos custos com o colaborador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *