Muitos empresários que desejam começar um novo negócio podem ficar na dúvida sobre qual formato é ideal: Loja física ou virtual. Por isso, há pontos essenciais para serem considerados.
De fato, há diferenças significativas entre ter um negócio virtual ou um físico. Dessa maneira, entender o que cada um deles representa é o primeiro passo para tomar uma decisão consciente.
De qualquer forma, abrir uma empresa requer planejamento e cuidado, independentemente do segmento no qual se vá atuar, seja ele o de uma empresa terceirizada copeira ou de uma loja virtual de autopeças.
Por isso, este conteúdo tem o intuito de informar sobre a diferença entre as lojas físicas e as virtuais, saber como integrar os dois formatos e conhecer as vantagens de cada uma dessas modalidades.
Qual a diferença entre loja física e virtual?
Atualmente, é possível perceber que cada vez mais surgem opções de lojas virtuais no mercado. Isso acontece por diferentes motivos, desde o segmento de atuação da companhia que será aberta até o tipo de entrega que ela fará.
Mas, há pontos que merecem destaque nesse cenário, de modo que é necessário entender quais são eles para identificar o formato que mais interessa ao empresário. São eles:
- Escolha do espaço;
- Investimento inicial;
- Atendimento ao cliente;
- Horário de funcionamento.
O primeiro ponto se trata da escolha do espaço. Enquanto uma empresa que vende Sala planejada apartamento pode precisar de um showroom para expor os seus produtos, um e-commerce de venda de cosméticos já não depende tanto assim de um local físico.
Ao mesmo tempo, o investimento inicial para abrir uma loja virtual é muito menor do que o de um estabelecimento físico. O atendimento ao cliente também é feito de modo diferente em ambos os formatos.
O horário de funcionamento é outra característica que muda nos dois formatos. A loja virtual funciona ininterruptamente, enquanto a loja física costuma funcionar apenas em horário comercial.
Por isso, todos esses pontos precisam ser considerados para que a escolha por uma loja física ou uma virtual seja devidamente tomada.
Como integrar loja física e loja virtual?
Algumas ações são essenciais para integrar loja física e virtual. O controle eficiente dos processos, que envolve desde o registro de vendas até o estoque da empresa, é um dos pilares dessa decisão.
Em muitos casos é indispensável o uso de um sistema que possa unificar e otimizar todas as atividades da companhia, para que a gestão de ambos os formatos possa ser feita sem grandes problemas.
Afinal, integrar loja física e virtual significa unificar o estoque, garantir a mesma excelência no atendimento ao cliente, manter a qualidade das entregas e vários outros pontos que devem ser alinhados para que a identidade da marca se mantenha.
As vantagens da loja virtual e da loja física
Cada um dos formatos de atendimento ao público possui as suas vantagens. De fato, há clientes que preferem adquirir um encarte personalizado em loja física, enquanto outros são adeptos ao formato do e-commerce para realizar compras.
Sendo assim, elencar o que se destaca em cada formato é necessário para fazer uma melhor mensuração desses aspectos, para que uma tomada de decisão seja feita com maior conhecimento de causa. A loja virtual tem vantagens como:
- Funcionar 24 horas por dia;
- Ter custos mensais menores;
- Vender produtos a preços menores;
- Apresentação uniforme dos produtos.
O funcionamento da loja virtual é um dos pontos altos desse formato. Afinal, o e-commerce fica disponível o tempo todo para efetuar vendas, pois não depende de uma equipe para prestar o atendimento ao cliente em tempo integral.
Além disso, não ter um espaço físico é uma diferença importante em termos de custos operacionais. Isso faz com que a venda de produtos, como os utilizados para Limpeza de pedra portuguesa, possa ser feita com preços reduzidos.
Também vale mencionar que a apresentação de um mesmo produto é feita de modo uniforme para todos os clientes. Já na loja física, existem outras questões que devem ser consideradas, tais como:
- Atendimento personalizado;
- Ter um espaço para receber os clientes.
- Entrega do produto na hora da compra;
- Diminuição da taxa de arrependimento de compra.
Na loja física, o contato com o cliente é maior, sendo possível ter uma interação mais próxima com ele. Além disso, toda compra é entregue no ato, o que diminui taxas de arrependimento de compra, como acontece na loja virtual.
Considerações finais
Apesar da quantidade de abertura de lojas virtuais ter crescido nos últimos anos, as lojas físicas também possuem a sua importância. De fato, os formatos são diferentes e trazem vantagens, que devem ser consideradas em cada negócio.
Por isso, não deixe de mensurar o que faz mais sentido para a sua companhia, podendo até mesmo integrar os dois formatos para oferecer um atendimento completo.