Investimentos de alto risco

Descubra o que são investimentos de alto risco e saiba quais são as características, as vantagens e os cuidados que devem ser tomados antes de investir nessa aplicação

As criptomoedas têm ganhado atenção do mercado de investimentos nos últimos anos. O seu potencial de valorização é considerado uma das principais vantagens para quem deseja ganhar uma renda passiva em um curto espaço de tempo.

No entanto, antes de escolher um produto financeiro, seja ele um ativo como criptomoeda ou uma aplicação no Tesouro Direto, o investidor precisa estar atento às boas práticas de diversificação de carteira.

As moedas digitais são um tipo de investimento com grande potencial de valorização, mas também de alto risco. Você sabe o que isso significa? Confira a seguir! 

O que são investimentos de alto risco?

Os investimentos de alto risco são aqueles que têm um potencial de risco mais elevado se comparado com outros ativos disponíveis no mercado.

Via de regra, quando se fala em investimento, a primeira análise que deve ser feita é em relação ao perfil do investidor. Essa avaliação permite identificar se você é um investidor conservador (não tolera o risco), moderado (que tolera um pouco de risco) ou arrojado (tolerante ao risco). 

A partir dessa análise, cria-se uma estratégia de formatação da carteira de investimentos. Os produtos de alto risco são mais indicados para investidores arrojados, no entanto, podem ser incluídos na carteira de investidores moderados e conservadores, porém em menor percentual. 

Entre as opções de investimento de alto risco disponíveis no mercado estão produtos como os contratos futuros, certificados de operações estruturadas, as criptomoedas e os fundos alavancados. Conheça um pouco sobre cada um deles a seguir: 

  • Contratos futuros: são contratos de compra e venda firmados entre duas partes na qual uma delas assume o compromisso de vender um ativo em uma determinada data a um determinado preço. Esses ativos são negociados na bolsa de valores. 
  • Certificados de operações estruturadas: modalidade de investimento que combina investimentos em renda fixa e em renda variável. O investidor consegue aplicar em diferentes mercados utilizando um único produto.
  • Criptomoedas: são ativos digitais que estão presentes apenas no ambiente virtual e funcionam utilizando tecnologias como o blockchain. A criptomoeda mais conhecida é o Bitcoin, mas hoje existem inúmeras outras moedas em circulação no mercado.
  • Fundos alavancados: são fundos de investimentos no qual se aplica uma operação de alavancagem, ou seja, o investidor movimenta volumes financeiros maiores do que aqueles que ele tem em conta. 

Quais são as principais características desses investimentos?

Via de regra, os investimentos de alto risco são aqueles que oferecem aos investidores chances de ter maiores ganhos financeiros se comparados com ativos financeiros tradicionais. Essa é a principal vantagem de investir nesses ativos. Geralmente, eles são boas opções de investimento no longo prazo, principalmente porque têm mais chances de sofrerem grandes oscilações — tanto positivas quanto negativas. 

No entanto, junto com o alto potencial de ganho há também um alto risco atrelado à operação, e essa é justamente a desvantagem. Não é por acaso que os especialistas recomendam que a carteira de investimentos seja formatada a partir de uma estratégia diversificada, que inclua esses tipos de ativos, em razão do seu potencial, mas que conte também com produtos com menor rentabilidade, mas que tenham mais segurança e previsibilidade. 

Existem ativos com baixa oscilação e que podem trazer certeza com relação aos ganhos de rentabilidade. Os investimentos de alto risco não trazem certeza de ganhos, tampouco apresentam a quantidade de ganho ao aplicar o seu dinheiro nesses produtos.  

Será que vale a pena investir neste tipo de produto?

Independentemente do seu perfil de investidor, vale a pena considerar o investimento em ativos de alto risco. No entanto, você deve buscar informações sobre os ativos escolhidos e montar uma carteira que seja condizente com os seus objetivos a curto, médio  e longo prazo.

Muito embora a recomendação usual em relação a esse tipo de aplicação seja a de evitá-las, a realidade é que o investidor pode apostar nesses produtos, desde que leve em consideração a diversificação.

Com uma carteira diversificada, você consegue minimizar os riscos e as perdas e maximizar os resultados da sua estratégia.  

Assim, os investimentos de alto risco podem fazer parte da sua estratégia de investimentos, favorecendo ganhos atraentes. Porém, ao investir nesses produtos, lembre-se de que você não deve esperar retornos imediatos, considerando aplicá-los com foco em uma estratégia de resultados a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *