O uso de espaços de coworking em Ribeirão Preto está se tornando cada vez mais comum. Como o trabalho remoto é cada vez mais comum e mais pessoas do que nunca estão tentando trabalhar como freelancers ou autônomos, o aumento da popularidade dos espaços de coworking parece que vai continuar.
O coworking é particularmente popular entre os freelancers, que poderiam trabalhar em casa ou em um local como uma cafeteria. Por que tantos freelancers amam coworking? Posso pensar em vários motivos.
O Coworking oferece a companhia e a camaradagem de um escritório, junto com o entendimento de que todos estão prontos para trabalhar. Eles tendem a ser mais silenciosos e menos perturbadores do que os cafés, sem falar que são mais baratos, ao mesmo tempo que proporcionam um ruído ambiente que imita um ambiente de trabalho tradicional
Os espaços de coworking podem ser uma ótima maneira de escapar das distrações em casa (colegas tagarelas, interrupções de crianças e animais de estimação, lavanderia, uma necessidade repentina de limpar a cozinha, …) e de manter uma separação entre o trabalho e a vida doméstica. Finalmente, eles podem ser um ótimo lugar para encontrar clientes, e é nisso que quero me concentrar hoje.
Vamos mergulhar em algumas estratégias para ajudá-lo a conquistar clientes por meio de coworking.
Apareça regularmente
Você não pode ir a um espaço de coworking apenas uma ou duas vezes e esperar sair com uma lista cheia de novos clientes. Você precisa se tornar um cliente regular e dedicar algum tempo para conhecer pessoas.
A melhor maneira de fazer com que as pessoas queiram trabalhar com você é por meio da familiaridade e da confiança. Essas coisas levam tempo. Portanto, você precisa aparecer regularmente e de forma consistente.
Poucas pessoas se lembrarão de alguém claramente após uma única breve reunião. Mas se eles o virem todas as semanas ou até com mais frequência, você ficará fixo na mente de seus colegas de trabalho.
Aproveite o tempo para conhecer pessoas
Você está lá para trabalhar, é claro, assim como todo mundo. Mas se você ficar com a cabeça no laptop o tempo todo e não falar com ninguém, não criará os tipos de conexões necessárias para conseguir clientes.
Em vez disso, reserve um tempo para conversar e conhecer pessoas. Cumprimente as pessoas que estão por perto quando você chegar e cultive suas habilidades de conversa fiada. (Tópicos como clima, planos de fim de semana e o que vocês estão trabalhando geralmente são seguros).
Mesmo algo simples como oferecer uma xícara de café para seu vizinho na cozinha quando você vai buscar uma para si mesmo pode ser muito útil.
Lembre-se: conhecer pessoas não é apenas apresentar seus serviços. Se você iniciar um discurso de vendas, você os descartará imediatamente. Em vez disso, seja curioso, envolvente, faça perguntas genuínas e concentre-se na construção de um relacionamento. O tópico do que vocês dois fazem surgirá naturalmente,
Lembre-se de seguir as dicas da outra pessoa e encerrar uma conversa quando ela estiver claramente pronta para voltar ao trabalho.
Aproveite ao máximo aqueles “momentos de refrigeração”
Uma das alegrias de trabalhar em um escritório que os freelancers podem perder são os “momentos mais frios” – aqueles pequenos momentos de conexão e conversa com seus colegas.
O coworking dá a você a oportunidade de experimentar isso novamente. Portanto, da próxima vez que você for tomar uma xícara de café, aquecer o almoço na cozinha ou esperar na fila da copiadora, inicie uma conversa com a pessoa ao seu lado.
Você nunca sabe com quem está falando. Eles podem até ser o seu próximo cliente dos sonhos (ou podem conhecer apenas a pessoa que é).
Participe de eventos sociais e de networking
Muitas organizações de coworking organizam noites sociais e eventos de redes de negócios. Qualquer freelancer deve compreender a importância do networking quando se trata de encontrar clientes.
Esses eventos lhe dão a oportunidade de conhecer melhor as pessoas quando você não está sob pressão de tempo ou tentando trabalhar ao mesmo tempo.
Quer seja uma manhã de networking rápido, um happy hour ou um lanche rápido, reserve tempo para ir. Será notado!
Pegue cartões de visita
Nada é mais frustrante do que bater um ótimo papo com alguém e depois não ter uma maneira fácil de fornecer seus dados. (Não, rabiscá-los em um guardanapo não é muito profissional!)
Sempre mantenha um estoque de cartões de visita em sua carteira ou bolsa quando for ao seu espaço de coworking. Eles devem incluir suas informações de contato e a URL do site de seu portfólio.
Assim, ao encerrar uma conversa com uma nova pessoa, você pode dizer “foi ótimo conhecê-lo, adoraria me conectar no LinkedIn” e entregar seu cartão de visita com todas as suas informações de contato.
Ofereça ajuda onde você pode
Se você é redator, pode dedicar dez minutos do seu dia para ajudar um colega de trabalho com algumas revisões? Ou talvez você seja um especialista em computador e possa resgatar a pessoa ao seu lado da temida Tela Azul da Morte?
Ajudar as pessoas quando você tem a oportunidade renderá dividendos muitas vezes. Não apenas as pessoas que você ajuda terão uma opinião favorável sobre você e estarão mais inclinadas a ajudá-lo em troca, se você precisar de alguma coisa.
Eles também pensarão em você se eles (ou qualquer pessoa em sua rede) precisar dos serviços que você oferece.
Promova seus serviços de uma forma não agressiva
Quando você vê uma maneira natural de fazer isso, pode absolutamente lançar seus serviços. A maneira de fazer isso? Concentre-se nas necessidades da outra pessoa. Em outras palavras, você não está lançando porque seus serviços são incríveis (embora sejam!), Mas porque percebeu uma necessidade que pode ajudar a atender.
Por exemplo, digamos que você seja um comerciante freelance de mídia social. No decorrer de uma conversa, você descobre que a pessoa com quem está falando está tendo dificuldades para promover o negócio on-line de maneira eficaz.
Você pode oferecer algumas dicas gratuitas e, em seguida, dizer algo como: “Se estiver interessado em trazer ajuda externa para o seu marketing, devemos conversar. Aqui está o meu cartão.”
Então está no tribunal da outra pessoa. Eles podem acompanhar e contratar você, ou podem verificar seu conteúdo gratuito em seu blog e então contratá-lo em um ano. No mínimo, você expandiu sua rede e alertou alguém sobre as maneiras como você pode ajudá-lo.
No fechamento
Coworking é fantástico para freelancers por uma ampla variedade de razões: empresa, comunidade e um lugar para focar e ficar longe das distrações de casa. Mas uma vantagem que geralmente é subutilizada é que os espaços de coworking podem ser ótimos lugares para encontrar clientes.
Em última análise, as regras de desembarque de clientes por meio de coworking são as mesmas que em qualquer outro contexto.
Seja profissional, construa relacionamentos, evite vendas difíceis e forneça valor.
Você já usou o coworking para encontrar clientes freelance? Adoraríamos ouvir sobre suas experiências e dicas.
Gostou de mais um dos nossos artigos? Leia mais em https://beeworkrp.com.br/