Com o mercado em constante evolução, uma das novidades que modificou muito o setor, certamente foi a chegada dos criptoativos – moedas digitais, que vieram com a intenção de trazer maior segurança e velocidade nas transações financeiras.
Se tratando de um mercado ainda recente, que surgiu apenas em 2009, com a chegada do Bitcoin, existem muitas dúvidas sobre as reais utilidades desse formato de ativo e até mesmo se são uma boa forma de investimento.
Mesmo que você seja um investidor iniciante, já sabe que não existe um formato de investimento ideal para todo mundo. Porém, com a intenção de ajudar você quanto ao aporte financeiro em criptomoedas, listamos alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora da compra.
É um mercado muito volátil
O Bitcoin e outras moedas digitais, são descentralizadas, logo, não estão diretamente ligadas a qualquer governo ou país e essas características possuem pontos positivos e negativos.
Enquanto uma moeda específica de determinado país sofre quedas ou aumento em seu valor, conforme questões que acontecem internamente naquela região, uma cripto está ligada a diversos outros fatores e o resultado são oscilações diárias, que podem mudar drasticamente o valor de mercado em poucos dias.
Assim como em qualquer outro investimento, é necessário estudo e análises que auxiliem a prever movimentações futuras do ativo. Porém, a grande volatilidade desse mercado de criptoativos, faz com que as análises sejam mais incertas.
É um investimento de curto, médio ou longo prazo?
O formato de investimento varia conforme o seu perfil, suas metas e como você fez seu planejamento financeiro, mas as próprias oscilações que o Bitcoin e outras criptos sofrem, servem de visualização quanto ao cuidado que precisa ter ao pensar em lucros a curto prazo.
Da mesma forma que uma moeda digital consegue grande crescimento em apenas um dia, a queda pode acontecer na mesma intensidade, colocando seus investimentos em risco. Porém, pensando a médio e longo prazo, os resultados podem se mostrar positivos.
Por mais que poucas blockchain se provaram ao longo do tempo, temos previsões extremamente positivas quanto ao mercado da economia digital. Utilizando o próprio Bitcoin como exemplo, mesmo com todas as oscilações, a moeda cresceu a médio e longo prazo, trazendo bons lucros aos seus investidores. É possível alcançar bons resultados a curto prazo, mas será uma atividade que demandará maior tempo do investidor, pois o mesmo precisará dedicar exclusividade na análise diária de todas as oscilações, identificando o momento certo de comprar e vender.