Como usar o marketing esportivo?

O marketing esportivo é uma estratégia que usa o esporte como um recurso para atrair oportunidades de negócio. É mais uma vertente do marketing, fazendo do esporte uma plataforma de comunicação.

Por meio dele, a marca consegue gerar engajamento e criar um relacionamento entre o esporte, empresas e torcedores. Seu principal pilar é a paixão pela modalidade e por meio dele aliar experiências com as companhias.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing esportivo, explicar por que é eficiente e dar algumas dicas para colocá-lo em prática. 

O que é marketing esportivo?

Marketing esportivo é um tipo de marketing que usa o esporte como ferramenta corporativa. A empresa consegue emocionar, cativar e engajar o público, sempre trabalhando a interação com a audiência.

Esse segmento do marketing tem como função trazer oportunidades para as marcas, por meio do universo do esporte e fazer dele uma ferramenta estratégica.

Ele cria e executa o marketing no meio esportivo para promover o negócio, como um fabricante de solapas para imprimir, envolvendo vários elementos, como:

  • Clubes;
  • Times;
  • Atletas;
  • Personalidades;
  • Equipamentos.

Muitas empresas investem nesse tipo de marketing porque já perceberam sua eficiência e o quanto é capaz de atrair as pessoas.

Por que o marketing esportivo é eficiente?

O marketing esportivo é eficiente por diversas razões. Em primeiro lugar, ajuda a divulgar a marca e você mesmo já deve ter visto anúncios, banners e outros recursos de uma marca durante um jogo de futebol.

Essa ação aumenta a relevância da companhia e reflete de maneira positiva nas vendas. Ele também aumenta as chances de fidelizar os consumidores, pois eles gostam de demonstrar apoio àquilo que mexe com suas emoções.

Se um fabricante de películas nano carbono usar essa estratégia, vai ficar em evidência e mobilizar as pessoas para que comprem seus produtos e serviços.

O esporte influencia a vida das pessoas e os torcedores demonstrarem sua paixão pelo clube ou por um atleta. A divulgação da marca acontece com mais afinco, e às vezes, não é necessário investir muito.

Quando o negócio fecha contrato com um clube, atleta ou evento, suas campanhas terão uma repercussão muito maior, tornando-se viral.

Dicas para aplicar

Existem várias maneiras de aplicar o marketing esportivo, dentre aquelas que mais se destacam estão:

Licenciamento

O licenciamento nada mais é do que um recurso que possibilita à empresa usar seu nome e imagem como a responsável pela venda de produtos e serviços.

Estes, por sua vez, são de pertencimento de entidades ou atletas que pertencem ao universo esportivo.

Anúncios em estádios

Uma rede de floriculturas que vendem, dentre outras coisas, muda de chorão, pode fazer anúncios em estádios. Essa alternativa é um pouco mais cara, mas coloca o logotipo da marca em banners que aumentam sua visibilidade.

Um exemplo dessa prática são os banners que ficam ao redor do estádio ou quadra e aparecem na transmissão, tendo um alcance bem amplo.

Patrocínio

O patrocínio é a estratégia de marketing esportivo mais comum. Ele ocorre quando a marca paga ou oferece suporte financeiro para um time ou atleta, em troca de publicidade.

A empresa pode colocar seu nome em uma camiseta ou em banners durante os eventos esportivos para se promover e aumentar sua visibilidade.

Eventos esportivos

Os eventos sempre foram excelentes oportunidades de investir em um relacionamento mais próximo com a audiência e ganhar visibilidade.

Uma loja de materiais de construção que vende milheiro do tijolo baiano pode participar de eventos como ligas, torneios e competições.

Dentro deles, é possível criar um espaço voltado à experiência, como uma ação envolvendo realidade virtual. Isso aumenta as chances de encantar os consumidores, desde que a empresa saiba explorar o potencial do evento.

Produzir conteúdo

Por fim, produzir conteúdos também é uma forma de trabalhar com marketing esportivo. A organização pode fazer postagens nas redes sociais, em blogs, dentre outros canais.

Isso ajuda a se posicionar como autoridade no mercado, constrói um relacionamento positivo com o público e mexe com o imaginário do consumidor.

Considerações finais

Portanto, o marketing esportivo é uma alternativa inteligente e viável para qualquer tipo de negócio, desde que a empresa saiba como trabalhá-lo.

Além de promover a marca, ajuda a promover o esporte, algo fundamental para a sociedade, fortalecendo as relações sociais, culturais e promovendo um estilo de vida mais saudável para as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *