Você decidiu abrir sua loja online e não sabe por onde começar? Não se preocupe. Nesse artigo você vai descobrir como dar os primeiros passos. Alguns cuidados são necessários para vender online e captar clientes. Isso exige certa experiência (que você vai adquirir com o tempo), além de dedicação, trabalho árduo e proatividade.
Não importa se sua loja online será sua fonte de renda primária ou extra. Ela precisa fazer sucesso e os clientes precisam comprar mais de uma vez nela. Por isso, se você quer começar a vender online agora, siga as dicas abaixo.
1. Decida quais são seus produtos
Para criar uma loja virtual é necessário saber que produtos você vai vender ou que serviços vai oferecer. Pode ser desde um sex shop online com produtos como sugador de clitores, até roupas vintage em um brechó digital ou itens de decoração para casas. Todos esses segmentos estão em alta atualmente.
Você precisa ter uma estrutura adequada para estocar todos os seus produtos e uma logística de entrega, para não atrasar nada. O importante é você gostar do segmento que vai adentrar. Isso faz toda a diferença.
Não entre em dois segmentos diferentes, como por exemplo vender itens de pet shop com objetos de decoração. Foque em apenas um.
2. Decida seus fornecedores
Para vender produtos online é muito importante ter peças de qualidade e com menor preço no atacado. Se você decidiu vender canecas personalizadas, procure um fornecedor que fabrique com preço mais acessível. Além disso, verifique a reputação dos possíveis fornecedores através de avaliações na internet.
Pesquisa bastante para encontrar a melhor variedade de preço e prazos. Além disso, verifique o frete, caso os produtos sejam encomendados pela internet. É importante manter uma boa relação com seus fornecedores, por isso já no primeiro contato seja assertivo e simpático.
Você também pode contar com um fornecedor primário e um segundo para o caso de algum problema. Organize um cadastro completo de fornecedores, com todos os produtos que eles vendem, valores e canais de contato.
3. Crie ou contrate um profissional para criar a identidade visual de sua loja
É muito importante a personalização da identidade visual de sua loja, seja ela em alguma plataforma de e-commerce, em um site próprio ou até no Instagram.
Se for o caso, pesquise algumas plataformas mais indicadas e procure por uma que permita personalização ao máximo. É uma boa ideia contratar um designer gráfico para realizar o trabalho por você. Ele criará seu logotipo de acordo com suas ideias e depois criará toda sua identidade visual, desde o layout permitido pela plataforma escolhida até sua assinatura de e-mail.
Dois sites bons para contratar freelancers de maneira rápida são o Workana e o 99freelas. Não deixe de lembrar que o consumidor precisa ter uma boa experiência dentro de sua loja online. Isso ocorre desde a navegação, que deve ser acessível por celular também, até o processo de visualização dos produtos e efetuação da compra.
Outra dica é deixar canais de comunicação abertos, como telefone, WhatsApp ou e-mail para eventuais dúvidas ou problemas nos processos de compras dos clientes.