Cuidados pós castração cachorro
Você adotou um cachorrinho fofo que está crescendo e chegando à idade adulta? Durante esta viagem, você precisará de alguns cuidados, como uma boa nutrição e vacinações oportunas.
Além disso, com o tempo, você precisa pensar em planejar uma orquiectomia, que nada mais é do que a castração de machos.
Para as mulheres, o procedimento cirúrgico especificado é uma ovariosalpingohisterectomia, que envolve a remoção do útero e dos ovários. Independentemente de o seu animal ser macho ou fêmea, a castração de cães requer preparação antes da cirurgia e cuidados pós-operatórios.
Claro, tudo isso será supervisionado de perto pelo veterinário responsável pelo procedimento, mas para facilitar para você, temos informações importantes sobre a castração de cães.
Como é feita a castração de cães?
A castração de cães é um procedimento cirúrgico que somente um veterinário pode realizar. Independentemente de seu animal ser macho ou fêmea, você pode ter certeza de que ele não sentirá dor.
Para castrar os cães, o animal é anestesiado. Isso garantirá que você não sinta dor durante o procedimento.
A anestesia pode ser administrada ou inalada. A decisão é tomada pelo veterinário com base no estado de saúde do animal, bem como na disponibilidade dos equipamentos necessários para a anestesia inalatória.
Normalmente, a castração de mulheres envolve a remoção dos ovários e do útero. Para isso, na maioria dos casos, é feita uma incisão próxima ao umbigo. No caso da castração masculina, os testículos são removidos. Em ambos os casos, há uma incisão e pontos que requerem cuidados pós-operatórios.
Quais são os benefícios de castrar cães?
O procedimento cirúrgico traz diversos benefícios aos animais e até os protege de certos tipos de câncer. Entre as principais vantagens estão:
A castração em homens reduz a incidência de tumores de próstata;
A castração em mulheres reduz a probabilidade de desenvolver câncer de mama;
Minimiza a demarcação da urina masculina;
Isso diminui o risco de fugas, pois os machos não vão querer perseguir as fêmeas na caça e não vão caçar, ou seja, não vão tentar fugir em busca de uma companheira;
Entre outras coisas, a melhor forma de controle populacional.
Cuidado antes de castrar cães
Antes de castrar um animal de estimação, um veterinário deve examiná-lo. O especialista fará várias perguntas, por exemplo, sobre o seu histórico médico, se você já foi vacinado, recebeu desparasitação, se está tomando remédios constantemente.
É muito importante que o tutor responda todas as questões sem se esquecer de nada. Em última análise, é a partir desse histórico que o veterinário determinará quais testes serão necessários antes de esterilizar os cães.
Posteriormente, o animal será examinado e o veterinário poderá solicitar alguns exames pré-operatórios, como exame de sangue, eletrocardiograma, entre outros. A lista de exames varia de acordo com o histórico médico, a idade e a avaliação clínica de um profissional.
De posse dos resultados dos exames, o veterinário vai marcar data e hora se achar que está tudo em ordem com o animal e pode ser operado. Além disso, você será solicitado a garantir uma restrição alimentar de pelo menos 12 horas e uma restrição de água de pelo menos seis horas.
A limitação é fundamental e o responsável por ela é o responsável. Ela se certificará de que a esterilização foi bem-sucedida e que o animal sobreviveu a todo o procedimento cirúrgico.
Cuidados pós-castração
Além dos cuidados pré-esterilização dos filhotes, o cuidador deve estar atento ao pós-operatório. O animal ficará na clínica veterinária até acordar da anestesia, mas pode deixar o local com um comportamento diferente. Não se preocupe, isso é normal e está relacionado ao anestésico.
Ao viajar para casa, carregue-o com cuidado e segurança. Uma vez lá, coloque-o em uma cama quente no chão. Mesmo que ele esteja acostumado a dormir na sua cama, não o coloque nela.
Como o animal ainda se move mais devagar devido à anestesia, ele não conseguirá se levantar facilmente e poderá sofrer um acidente. Lembre-se também de que acabou de operar e não deve pular ou pular de lugares mais altos.
Portanto, a melhor opção é colocar a cama no chão com seu tecido preferido e deixar como está. Ele coloca uma panela de água e uma panela de comida ao lado dele. Você pode oferecer água, mas não force. Você não precisa se preocupar se não estiver bebendo porque durante a operação ele fica exposto à terapia com líquidos (soro), ou seja, ele sai hidratado.
Você também pode colocar um tapete higiênico ao lado, caso precise urinar. Uma vez que o animal não estará muito disposto, é melhor facilitar e evitar que ele ande para fazer suas necessidades.
Remédios e curativos após a esterilização de cães
Além de cuidar do conforto, alimentação e água, seu veterinário irá prescrever medicamentos para você e também recomendará um curativo para colocar no local da incisão. Siga sua receita corretamente, dando os medicamentos recomendados na hora certa. Tanto o analgésico quanto o antibiótico devem ser administrados dentro do prazo prescrito.
O curativo deve ser feito diariamente, sendo a primeira vez no dia seguinte ao procedimento cirúrgico. É muito importante que o curativo esteja limpo e seguro.
Além disso, um profissional recomenda o uso de uma vestimenta pós-operatória ou um colar elisabetano. O filhote deve permanecer com este acessório até a retirada dos pontos ou pelo tempo recomendado por um profissional.
Se você remover antes, pode lamber a ferida pós-operatória e até remover os pontos. É muito perigoso. Em alguns casos, quando o responsável deixa o animal sem coleira, ele abre completamente o local da incisão e pode até exigir uma nova anestesia para uma nova sutura. Com cuidado!
No pré ou pós-operatório, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o veterinário responsável. Com um bom pós-operatório em casa, o seu cachorro logo ficará feliz e pronto para brincar muito!
Continue lendo nosso site!