5 dicas de ferramentas para fazer uma boa análise de concorrência no ambiente digital

Quem trabalha no digital sabe o quão é importante analisar dados. Afinal, a grande vantagem de se fazer marketing digital além da escala, é a quantidade imensa de dados. Dados ajudam as empresas a construir a persona do seu cliente ideal, identificando os criadores de conteúdo que ele acompanha e quando ele consome esse conteúdo, por exemplo.

Somente analisando esses dados é possível criar uma estratégia de aquisição de clientes. Vale a pena dizer que marketing digital é um teste e uma estratégia que você pode achar que vai bombar, pode não dar certo. O importante é sempre ir testando e o que dar resultado, aumentar o investimento naquilo.

Pensando em ajudar quem vai criar uma estratégia de marketing, neste post listamos 5 melhores ferramentas para fazer uma boa análise de concorrência no marketing digital. Confira!

1- Biblioteca de anúncios do Facebook

Essa ferramenta pode estar bem abaixo do seu nariz e você não está enxergando. Isso porque a Facebook Ads Library é repleta de anúncios, sendo possível pesquisar até mesmo pelo anunciante.

Só exemplificando, tem a possibilidade de pesquisar por Itaú e ver todos os anúncios ativos do banco. O interessante aqui é ver como o seu concorrente está vendendo o produto dele, seja na imagem do anúncio, na legenda e até na chamada para ação (CTA).

Essa é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela própria rede social, e com certeza vale a pena usar.

2- Google Trends

Outra ferramenta muito boa e que está bem embaixo do seu nariz é a Google Trends, ferramenta do motor de busca mais usado no mundo usada para saber o que as pessoas estão buscando.

A nossa dica para usar ela é analisar o que está em alta e ver se o concorrente está surfando nas trends do momento. A ferramenta ainda permite o usuário ser mais específico, vendo o que é mais pesquisado em uma região específica ou língua. 

Essa é mais uma ferramenta totalmente gratuita.

3- Semrush

O Semrush é um conjunto de ferramentas que ajuda as empresas a gerenciarem suas presença na internet e a fazer o Marketing Digital. Ela é usada por mais de 7 milhões de usuários e é o software usado e recomendado por profissionais da área como Isael Oliveira.

E não é atoa que todo mundo usa, afinal em um só lugar é possível pesquisar por palavras-chave, analisar tráfego do seu site, analisar o domínio, entender sobre os backlinks do seu site, fazer análises de mercados e até mesmo tem uma biblioteca de anúncios no formato display.

Focando um pouco mais no nosso tema que no caso é sobre análise de concorrência, o que é útil no Semrush para resolver isso é usar a biblioteca de anúncios no formato display deles para ver o que e como a concorrência está anunciando no Google Ads, a ferramenta para anunciantes do Google. 

Caso você não saiba, o Google ADS é basicamente, a plataforma de anúncios do Google ADS. Inclusive, um treinamento indicado para aprender mais sobre a plataforma pode ser o gpa dominio estrategico, do Caio Calderaro.

Ah, e além do formato display é possível ver quais são os anúncios de pesquisa que os concorrentes utilizam. Essa ferramenta de encontrar anúncios é tão completa que é possível ver exatamente o texto usado pelo anunciante na campanha. 

Se tem um ponto negativo do Semrush, é o preço – ainda mais para os brasileiros e pequenos empreendedores – que parte de 119 dólares e o mais completo chega a custar 449 dólares. Apesar disso, quem tem condições com certeza vale a pena investir,

4- Instapaper

O Instapaper é uma ferramenta mais simples, mas ainda sim bem útil. Ela serve para você salvar posts e páginas da internet que você achou interessante e não tem tempo para ler na hora.

Pensando pelo lado do nosso tema, é possível usar ela para monitorar o que a concorrência está produzindo de conteúdo e tentar entender o estilo das postagens dele, como a linguagem usada.

O Instapaper conta com uma versão gratuita e outra paga, e a que precisa pagar tem o custo de 2,99 dólares. Alguns dos recursos pagos são a possibilidade de ter notas ilimitadas, uma experiência de leitura rápida e até pedir para o app ler um artigo.

5- Wappalyzer

Essa é uma das extensões para navegadores mais interessantes para quem quer analisar a concorrência. Ela serve basicamente para ver qual tecnologia o site acessado usa.

É possível, por exemplo, ver qual software de loja virtual um site usa e se a pessoa usa WordPress, qual construtor de páginas a pessoa usa (page builder) e se usa um plugin de SEO.

O programa também tem outros recursos bem interessantes para quem empreende, podendo por exemplo criar uma lista de leads por palavra-chave, monitor/alerta de mudanças nos sites e ainda é possível conectar Wappalyzer a várias outras ferramentas.

O mais legal do Wappalyzer é ter um plano gratuito muito bom, apesar de ter pago o free já é o suficiente para a maior parte dos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *