3 dicas para alcançar novos clientes

Se tem algo que todo empresário e gestor precisam entender é a importância de sempre trazer novos clientes para um negócio, seja qual for o segmento.

De fato, poucos esforços são tão importantes quanto o do marketing, da publicidade e do próprio departamento de vendas, que representam o coração da empresa.

Basta considerar um exemplo real, como uma fábrica de bolsa ecobag personalizada, que pode superar qualquer desafio ou contratempo, mas nunca deixar de vender e de conseguir novos clientes, que é o que gera o caixa da empresa.

Tudo o mais pode ir mal, mas não no caso das vendas, por isso, este artigo detalha o que realmente importa, com as 3 melhores dicas para alcançar novos clientes, aumentando sua carteira e seu caixa.

Sobre o marketing?

Ao falar sobre a importância, os benefícios e os conceitos básicos de marketing, já avançamos consideravelmente no esforço por obter novos clientes.

Basicamente, o conceito principal dessa área é o de que o marketing consiste no esforço de reforçar os princípios de uma marca, cruzando ele com os perfis do público-alvo e com os desafios de mercado, com a concorrência.

Isso pode incluir desde reuniões internas entre os sócios e demais líderes, até pesquisas de mercado. 

Sua importância consiste no fato de que hoje o mercado muda tanto e é tão desafiador que sem isso é impossível sobreviver.

Os benefícios das estratégias de marketing é que por meio delas a marca atinge um crescimento sólido e sustentável, captando clientes realmente satisfeitos, em vez de criar apenas uma bolha de ilusões.

1.     Fortaleça a marca

Antes de tudo é preciso entender que hoje as maiores marcas contam com uma filosofia de trabalho, em vez de simplesmente venderem um produto ou serviço.

Então, para captar clientes que realmente desejem ficar e até indicar sua marca para outras pessoas, é preciso que eles vejam muito valor agregado.

Como uma empresa de carimbo grande personalizado, que em vez de simplesmente fazer carimbos tal como a concorrência, investe em soluções não apenas grandes, mas também personalizadas.

Lembrando que a customização é uma das pautas mais importantes hoje em dia e uma das que as novas gerações mais valorizam em uma marca.

Uma dica de ouro aqui é definir muito bem os pilares de missão, visão e valores antes de começar o esforço, pois no fim eles é que vão conduzir toda a atividade corporativa, desde a recepção até a diretoria da empresa.

2.     Defina bem a persona

Depois de fortalecer a casa e definir a cultura corporativa, é hora de aprender a olhar para fora, o que inclui uma compreensão ampla e profunda do seu cliente ideal.

Antigamente as empresas chamavam isso de público-alvo, e pagavam grandes institutos para fazer pesquisas de mercado e entenderem melhor o cenário, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Hoje em dia a própria internet pode ajudar e muito, como por meio das redes sociais e de outras plataformas que ajudam a definir o público. 

Sendo que essa noção também se desenvolveu, no que hoje podemos chamar de perfis da persona.

Assim, uma empresa da área de impressão de catálogos precisa perguntar-se não apenas a faixa etária, o poder aquisitivo ou o endereço de seu público, mas também questões comportamentais mais sérias, tais como:

  • O que meu cliente ideal lê?
  • Como ele consome notícias e novidades?
  • Onde exatamente encontrá-lo?
  • Qual rede ou mídia social ele prefere?
  • O que ele ama em uma marca?
  • O que ele odeia no atendimento?

Enfim, com isso a marca aprende os modos exatos de como atraí-lo, educá-lo, convertê-lo em cliente e fidelizá-lo, conforme ficará claro adiante.

3.     O funil de vendas

Por fim, é preciso profissionalizar a jornada do cliente se você quiser alcançar novos consumidores com eficiência, como ao automatizar o processo.

Para isso, uma dica de ouro é implementar um CRM (Customer Relationship Management), que faz a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Assim, uma gráfica focada em cartão de visita criativo consegue criar um banco de leads, registrando as preferências de cada um desde o primeiro contato.

Além de permitir um suporte e um contato muito mais customizados, aumentando a conversão, isso também permite ações em massa, como disparo de e-mails ou de SMS. Obviamente, isso permite alcançar bem mais clientes.

Conclusão

Sendo assim, um dos principais esforços que uma marca precisa empreender é o de alcançar novos clientes, como modo de manter o negócio sólido e sustentável. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *