Saiba o que você pode fazer para planejar uma viagem sem estresse e poupando dinheiro
Todo mundo tem vontade de fazer aquela viagem dos sonhos, na qual a rotina pesada do dia a dia é deixada para trás. Seja na praia, nas montanhas, no Brasil ou em um país no exterior, é muito importante planejar com calma esse momento tão especial.
A viagem se torna ainda mais proveitosa quando você consegue economizar. Ficar de olho em site de cupons confiável para encontrar passagens em promoção é uma maneira de poupar um dinheiro valioso, mas isso também pode ser feito de outras formas. Conheça algumas dicas de como fazer o melhor planejamento para viajar com tranquilidade — economizando o máximo possível.
Pesquise com antecedência
O segredo para economizar é ter planejamento. Quando se faz isso com antecedência, é certeza de economia. Deixar tudo para a última hora faz com que você encontre passagens e hospedagem muito mais caras — isso se ainda encontrar vagas disponíveis.
Então, não tenha medo de começar esse planejamento semanas ou até mesmo meses antes. Defina o destino e, a partir daí, reúna todas as informações possíveis sobre ele: quais as melhores formas de chegar? Quais são as opções de estadia? Qual a melhor época do ano para viajar? Você pretende fazer sua viagem no inverno ou no verão?
Essa antecedência permite que você tenha calma para estudar as opções e encontrar aquela com melhor custo-benefício. Outra vantagem é que o valor das passagens e da hospedagem costuma ser bem menor quando essa reserva acontece com muita antecedência, sendo que você ainda pode encontrar promoções para economizar ainda mais.
Estabeleça um orçamento dentro da sua realidade
Uma regra valiosa para economizar e ainda desfrutar de um bom passeio é estabelecer um orçamento para sua viagem. Acredite: você não vai querer chegar de viagem e se deparar com uma fatura gigantesca no cartão de crédito. Por mais necessária e gostosa que a viagem seja, ela não pode se tornar sinônimo de dívidas.
Desse modo, coloque todas as despesas previstas na ponta do lápis e verifique se você já tem o dinheiro necessário ou se deve juntar. Considere despesas como hospedagem, passagens, seguro viagem, alimentação e deslocamento.
Lembre-se que é interessante ter um dinheirinho extra para imprevistos e lembrancinhas. Quando souber os gastos, atenha-se ao orçamento estabelecido e não ultrapasse-o, respeitando sempre a sua renda e o que você pode pagar.
Não se atenha a uma única data
É natural que as pessoas queiram viajar no momento mais propício para elas, aproveitando as férias, um feriado ou mesmo uma data especial. Entretanto, se o intuito é economizar, é preciso adotar alguma flexibilidade para escolher essa data.
Por exemplo, verifique se a data que você tem em mente não coincide com a alta temporada de visitas no seu destino, época em que os preços das passagens e da hospedagem ficam mais altos.
Você também pode se deparar com o problema contrário: às vezes, determinado ponto turístico está fechado durante certa época do ano, e você não vai querer perder a chance de conhecê-lo visitando o seu destino justamente nesse período, não é mesmo?
Portanto, pense sempre em mais de uma data para viajar. Anote essas alternativas e pesquise mais sobre o seu destino para encontrar a época do ano mais propícia para viajar para lá. Aproveite a flexibilidade também para encontrar promoções de passagens e hospedagem, economizando ainda mais na sua viagem.
Elabore um roteiro de viagem
Outra forma de economizar na viagem é preparar, muito antes de embarcar, um roteiro de viagem. Esse roteiro servirá de guia para os seus dias de descanso. Nele, você deve listar quais locais e pontos turísticos deseja viajar durante o passeio.
É interessante elaborar isso com antecedência por vários motivos. Primeiro, você garante que não vai se esquecer de nada, evitando aquele arrependimento de não ter visitado determinado lugar. Segundo, você já pode pensar em como irá se translocar de um ponto para outro.
Uma ideia é agrupar aqueles destinos que estão mais próximos para visitá-los em um único dia, evitando ter que pegar táxi ou até mesmo o transporte coletivo.
Além disso, a antecedência é benéfica pois permite que você pesquise por restaurantes e lanchonetes próximos dos pontos turísticos que você deseja visitar. Assim, você pode encontrar aquela opção que fica mais em conta para o seu bolso, além de evitar perder tempo para encontrar um lugar para comer.
Caso tenha planos de visitar um local para o qual seja preciso comprar entrada, você também pode fazer isso com antecedência, garantindo que não irá se frustrar por não encontrar ingresso no dia.
Crédito imagem: https://www.freepik.com/