A lua é uma das grandes homenageadas não apenas pelos poetas, mas também pelos fotógrafos. Contudo, a fotografia lunar pode nem sempre sair como o desejado, mesmo que o céu esteja apresentando um verdadeiro espetáculo.
A dificuldade de fotografar a lua com qualidade depende de vários fatores. Dentre eles a inexperiência do fotógrafo. Igualmente, a ausência de uma câmera profissional, com uso exclusivo do celular para captar a imagem. Entretanto, mesmo com esses obstáculos ainda assim é possível fazer um belo registro da lua que obtenha ares de retrato profissional. Para saber como fazê-lo continue lendo e melhore suas imagens!
Fotografia lunar: Como superar os obstáculos e registrar a lua perfeitamente
Nem sempre se tem em mãos uma câmera profissional, sendo que é normal que façamos todos os registros com a câmera do celular. Isso se deve ao alto valor da primeira, bem como dos recursos cada vez mais modernos da segunda.
Portanto, é mais em conta apostar no celular para realizar registros diversos, como fotografia de alimentos, pessoas ou produtos ao invés de uma profissional. Contudo, quando o assunto é fotografia lunar isso pode ficar mais complicado.
É verdade que a câmera profissional possui maiores recursos para captar esse tipo de imagem. Assim, consegue registrar de melhor forma a lua, com fotografias lunares em mãos em poucos passos.
Por outro lado, os celulares, mesmo que com bastantes e modernos recursos, podem ter mais dificuldade em fotografar algo como a lua. Geralmente, as imagens tendem a ficar com a luz estourada ou de desfocar o satélite natural.
Isso não significa, contudo, que seja impossível obter uma boa fotografia lunar com o celular. Com alguns truques você pode obter uma bela imagem, basta saber as configurações necessárias. Veja abaixo quais são!
Use o Zoom Ópico
Celulares que contem com zoom óptico devem utilizá-lo ao fazer uma fotografia lunar. Deixe-o no mais grau possível. Contudo, caso seu smartphone não tenha esse tipo de zoom, não utilize o digital, que tende a afetar a qualidade da imagem.
Ajuste o ISSO para controlar a sensibilidade à luz
A segunda fica para suas fotos da lua ficarem com a qualidade incrível envolve o ajuste do ISO, que é responsável pelo controle da sensibilidade da câmera perante luz. Por isso, ele deve ser minimizado, afinal o foco da foto é iluminado.
Assim, deixe o valor do ISO baixo. O ajuste deve ser feito nas configurações da câmera dependerão do local em que você está e da iluminação ambiente. Um valor que costuma se enquadrar, contudo, é entre 100 e 150. Portanto, não deixe de testá-los.
Mude a velocidade do obturador da câmera
Outra regulagem que se faz necessária para melhorar o máximo possível a sua fotografia lunar é aumentar a velocidade do obturador, ou seja, do responsável por captar a imagem ao registrá-la.
Quanto mais tempo o obturador levar para captar a imagem, mais luz irá captar e, com isso, poderá interferir na imagem da própria lua, que poderá ficar “estourada” em um clarão ou círculo branco.
Nesse caso, a indicação é que o seu obturador seja configurado para trabalhar em velocidade 1/100 ou 1/150, suficientes para evitar a captação exagerada de luz para a imagem da lua.
Use tripé para garantir a estabilidade da câmera
Por fim, se possível sempre utilize um tripé para realizar a fotografia lunar. Com isso, você evita que suas mãos tremam no momento de captar a imagem, o que é bastante comum de ocorrer.
Com um tripé, portanto, não há perigo de que a imagem fique desfocada ou tremida, mantendo a qualidade e recompensando seus esforços ao fazê-la com tanto cuidado.