Quem trabalha com marketing digital sabe que existe um elemento importante pela sua capacidade de oferecer dados sobre as ações práticas, são as métricas.
Ao postar um texto no blog, um anúncio, um vídeo ou qualquer outro tipo de material nas plataformas digitais, é possível saber quais resultados eles estão alcançando.
Isso porque há informações suficientes para uma análise completa do quadro.
Assim, qualquer empresa ou usuário que deseja atuar no mundo virtual, mas tinha dúvidas sobre como entender o que o seu público deseja ver, pode conseguir subsídios para otimizar o seu trabalho e as suas ações nas plataformas digitais.
Afinal, quem nunca viu um anúncio em vídeo sobre higienização de estofados e assistiu o conteúdo até o fim? No entanto, é preciso estar atento a cada detalhe, para que se consiga ter mais efetividade e retorno nas ações realizadas.
As métricas entram nesse cenário como uma ferramenta de suma importância, uma vez que trazem esse conhecimento indispensável para a criação de estratégias eficazes para o mundo virtual.
Sendo assim, há duas que merecem ser conhecidas: a taxa de retenção e a de reprodução. Entenda mais sobre elas a seguir e saiba como utilizá-las dentro das suas ações na internet.
O que é taxa de retenção?
A taxa de retenção se trata de uma métrica que mostra o tempo que os usuários passaram interagindo com o seu conteúdo.
Ela é utilizada por quem deseja saber se a sua ação está sendo suficiente para atrair a atenção do público.
Nesse sentido, ao desenvolver um vídeo falando sobre como fazer copos personalizados, o produtor pode ter uma base para compreender se o que foi tratado ali está sendo interessante para os seus espectadores.
Para conquistar uma boa taxa de retenção, é fundamental que os conteúdos tenham:
- Bom visual;
- Tamanho ou duração coerente;
- Tema interessante;
- Abordagem dinâmica.
Ao contar com esses elementos, é possível prender a atenção de quem o vê com maior facilidade, o que vai impactar positivamente na taxa de retenção da sua estratégia de marketing digital.
O que é a taxa de reprodução?
Para quem gosta de compartilhar conteúdos em vídeo, como um anúncio de locação de espaço comercial, deve estar atento à taxa de reprodução desse material.
Ela mostra a frequência com a qual o vídeo foi reproduzido quando comparado com a frequência de exibição dele.
Assim, é possível perceber se a abertura do seu vídeo está sendo interessante o suficiente para garantir a visualização do público.
Sendo assim, é preciso trabalhar elementos que chamem a atenção das pessoas, de modo que elas queiram ver um mesmo material mais de uma vez, se necessário.
As funções e características dessas métricas
Por serem métricas importantes, é fundamental conhecer as suas funções para entender melhor sobre elas, de modo a conquistar resultados cada vez melhores nas plataformas digitais.
Assim, seja uma confecção de roupas ou uma loja de informática, utilizar esses dados é uma forma eficaz de otimizar as ações realizadas e conseguir um resultado realmente produtivo no mundo virtual.
1. A taxa de retenção ajuda a desenvolver conteúdos interessantes
Por mostrar o quanto um conteúdo foi capaz de reter as pessoas, a taxa de retenção ajuda a criar um padrão criativo dentro dos materiais construídos para a web.
Além disso, ela oferece dados para que seja possível oferecer uma melhor experiência aos usuários.
Por isso, uma das suas funções é garantir a produção de melhores conteúdos, tendo a característica de proporcionar subsídios para isso.
2. A taxa de retenção é um meio de conhecer o seu público
A taxa de retenção é também um modo de conhecer melhor o seu público, uma vez que é diante das ações práticas por ele, de ver um conteúdo por completo ou não, que se pode entender mais sobre o que funciona para a sua audiência.
Sendo assim, nada mais interessante do que utilizar essa característica de mensuração como um modo de estudar o público e conseguir oferecer o que ele busca.
3. A taxa de reprodução otimiza seus conteúdos
Para conseguir que mais pessoas queiram ver os seus conteúdos, é possível utilizar a taxa de reprodução para fazer melhorias que aumentem o número de interessados.
Afinal, é possível entender qual ação praticada no seu material despertou a curiosidade deles.
Assim, sempre que um usuário se deparar com uma miniatura do seu vídeo, certamente isso despertará a vontade de consumi-lo, aumentando assim a sua taxa de reprodução de forma eficiente e produtiva.
Considerações finais
Portanto, as taxas de retenção e de reprodução são métricas fundamentais para atrair pessoas e para garantir que elas tenham acesso ao que há de melhor na internet.
Por isso, não deixe de analisar as suas e utilizá-las nas suas ações, conquistando assim melhores resultados.