Diferentes companhias do mercado dependem de uma equipe de vendedores para conquistar o resultado almejado. Mas há um recurso importante que precisa ser otimizado para garantir um retorno ainda melhor: a produtividade de vendas.
Para entender melhor todo o cenário do setor de vendas de uma companhia, basta pensar em como é a estrutura dele. Em geral, há um time de profissionais dedicados ao trabalho de vender um item, de modo a alcançar as metas estipuladas pela gestão.
Isso pode ser uma necessidade em qualquer segmento do mercado. De fato, há empresas que esperam a vinda dos clientes, enquanto outras atuam melhor ao buscarem os consumidores em diferentes locais.
Assim, seja para vender lente de contato ou para vender imóveis, a equipe de vendas precisa oferecer o que há de melhor em termos de produtividade para que as metas sejam conquistadas com maior facilidade.
Portanto, é indispensável saber como garantir que todos os profissionais alcancem um desempenho melhor. É aqui que entra a importância da produtividade. Para entender mais sobre o tema, basta continuar lendo este artigo até o fim.
O que é produtividade de vendas?
Muitas empresas do mercado montam um time bom de vendedores para atingir os objetivos, de modo que conseguem chegar a mais clientes e vendem uma maior quantidade de itens.
No entanto, quem já teve experiências nessa área sabe que é comum encontrar vendedores muito bons, que entregam ótimos números, enquanto a grande maioria da equipe acaba entregando metade em comparação ao melhor vendedor.
Em muitos casos, esse cenário poderia ser modificado com um trabalho direcionado, capaz de aumentar a produtividade de vendas de toda a equipe.
A produtividade de vendas é o que permite que mais resultados sejam obtidos com menos recursos, sejam eles financeiros ou pessoais. Ou seja, é vender mais unidades de armário de parede para escritório contando com a mesma equipe e recursos de vendas.
Isso significa que os líderes precisam estar atentos, entendendo a sua equipe e gerenciando melhor o dia a dia da companhia. Existem quatro pilares para garantir uma melhor produtividade em uma empresa, sendo eles:
- Processos;
- Tecnologia;
- Gestão;
- Pessoas.
Para ilustrar esse cenário, basta imaginar que uma empresa com 10 vendedores vendeu 100 produtos, enquanto outra com 5 pode ter feito a mesma quantidade de vendas. A segunda, neste caso, se mostra muito mais produtiva.
Sendo assim, a produtividade de vendas é um processo que visa diminuir ou manter a quantidade de recursos utilizados no setor de vendas, mas com o objetivo de obter resultados mais expressivos.
Por que é tão importante?
É interessante perceber que não importa o estágio em que a companhia está, sempre é um bom momento para investir na produtividade de vendas. Afinal, quanto maior a quantidade de placas de homenagem para formatura comercializadas, mais recursos são obtidos.
Nesse sentido, não há como negar que investir em produtividade de vendas é um trabalho de suma importância para a companhia. Isso acontece pois esse é o meio de conquistar mais vendas, investindo em um direcionamento melhor da equipe.
O ideal é que não seja preciso contratar mais vendedores ou aumentar a quantidade de horas trabalhadas, mas sim que as ações realizadas pela equipe durante o período de trabalho sejam mais assertivas.
3 dicas de como melhorar a produtividade de vendas
Seja para vender uma maior quantidade de revestimento cimentício 3d fachada ou de qualquer outro produto fabricado pela empresa, há algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
1. Estabelecer prioridades
É indispensável que os vendedores saibam estabelecer quais são as prioridades da sua agenda, para que consigam trazer melhores resultados.
Para isso, considerar fatores de urgência é essencial, tais como os leads que estão quentes ou aqueles que vão trazer um ticket médio mais alto do que outras vendas pendentes.
2. Organizar a agenda
Outro ponto importante é organizar a agenda conforme as demandas do dia a dia. É verdade que o trabalho de um vendedor não está limitado a ir de porta em porta. Há várias atividades que precisam ser feitas.
Atualização de contatos em um CRM, prospecção, assinaturas de contratos e outras ações relacionadas também precisam ser finalizadas.
3. Usar um CRM
Existem várias ferramentas de gestão para equipe de vendas disponíveis no mercado. Por isso, a dica é que os vendedores utilizem um CRM para facilitar a gestão da rotina.
Dessa forma, é possível ter maior sucesso no trabalho, já que tudo é devidamente organizado e pode ser gerenciado de forma simples e rápida.
Considerações finais
A produtividade no setor de vendas é um elemento essencial e indispensável para que o departamento alcance as suas metas sem muitos custos e desgaste.