Renda variável: como realmente funciona?

Ter uma renda variável é uma forma de investimento que pode causar insegurança nos que recorrem a ela por conta da instabilidade que é apresentada.

Por não garantir um ganho fixo, e nem haver devolução do que é aplicado sendo um valor que pode ser variado para cima ou sofrer quedas, a renda variável ainda sim pode ser uma boa forma de investimento na fórmula a curto prazo. 

Por variar de acordo com o mercado e sendo o oposto da renda fixa, a renda variável pode ser analisada na seguinte situação.

Ao investir em uma empresa de ar condicionado central industrial, por exemplo, é esperado que o empreendimento prospere para que possa ter os valores de suas ações aumentadas, caso contrário, a renda de quem investiu sofre junto ao abalo do negócio.

Seja de forma direta ou indireta, por isso, pode ser enquadrado como uma renda variável pois não há certeza mediante o cenário que o mercado possa vir apresentar. 

Tipos de investimentos de renda variável

Para os que optam por terem um investimento desta maneira, algumas possibilidades podem ser encontradas dentro do mercado que combinem com o formato desejado, sendo algumas delas:

  • Ações;
  • Câmbio;
  • Fundo de Investimento;
  • Fundos Imobiliários;
  • Criptomoedas.

Sendo uma das principais fontes de renda variável, as ações são parcelas pequenas de empresas que são negociadas através da bolsa de valores.

Ao comprar uma ação, o indivíduo torna-se sócio do empreendimento e acaba recebendo os lucros, o que leva muitos investidores a pesquisarem se vale a pena ou não comprar as ações para não se perder capital.

O câmbio são as ações aplicadas nas moedas, especialmente as estrangeiras como uma prevenção para os tempos de crise no país, para facilitar esse modelo de investimento existem os fundos cambiais.

Os fundos de investimento podem ser diversos e se enquadrar no que a pessoa deseja, sendo carteiras que recebem aplicações com no mínimo dois terços de patrimônio em alguns casos. 

O fundo imobiliário é quando o investimento está ligado à construção ou aquisição dos imóveis, sendo também considerado um modelo de renda fixa que se utiliza para garantir alguma renda a longo prazo.

Embora esse modelo de renda apresente algum tipo de instabilidade principalmente ao que está ligado à bolsa de valores, parte do mercado financeiro pode abalar todos os setores. 

As criptomoedas é um dos investimentos mais recentes que acabou ganhando um espaço no mercado, principalmente por não precisar de envelope A3 personalizado para realizar suas transações e ter um âmbito voltado inteiramente a internet. 

Essas moedas virtuais são protegidas com criptografias e tecnologias que permitem a conversão de códigos que podem ser convertidos em valores, sendo conhecida também através do termo bitcoin. 

A criptomoeda também pode ser investida por meio de corretoras especialistas no assunto, contudo, assim como as ações que podem balancear, a criptomoedas também sofrem abalos em relação ao mercado. 

Dicas envolvendo renda variável

Quando se trata de como saber onde investir e quais são as possibilidades negativas e positivas que podem ocorrer, é importante saber pequenos detalhes que podem fazer a diferença na vida financeira.

  1. Começar aos poucos 

Da mesma maneira que um empreendimento de persiana vertical para escritório pode começar aos poucos, investimentos também não devem ser feitos de modo precipitado.

Sendo um investidor iniciante, é importante que analise os modelos de investimentos e veja o que mais é atrativo de modo que não haja um capital perdido, e se houver por ser uma renda variável, não seja algo que gere preocupações.

  1. Não aplicar todo o patrimônio

Em qualquer investimento, o patrimônio nunca deve ser aplicado de forma totalitária porque o mercado sofre alterações de forma rápida como uma entrega por motoboy expresso.

Separe uma quantia que possa gerar algum lucro e que não gere impactos no capital que se possui porque se tratando de renda variável, os retornos podem não ser tão garantidos, o que leva a uma ressalva no quanto deve ser investido.

  1. Conhecer o perfil de investidor

Antes de quaisquer investimentos, é importante conhecer o perfil para se entender o que é mais adequado para as finanças que já possui. 

Além do fato de que, pelo perfil é possível se determinar a tolerância para estar aberto aos riscos que os investimentos proporcionam.

Considerações finais 

Sendo assim, a renda variável é um investimento que deve ser analisado com cautela antes de exercer alguma ação, seja a compra de uma parcela de um empreendimento ou até mesmo, nas criptomoedas que possuem seu direcionamento voltado ao ramo digital.

A análise para saber se esse tipo de investimento é o ideal deve ser feito com base no perfil do investidor e o quanto ele está disposto a investir sob os riscos que este modelo proporciona, fazendo com que assim, o mercado seja melhor analisado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *