Remédio Sertralina

Remédio Sertralina – tudo o que você precisa saber!

O remédio Sertralina é um medicamento psicotrópico (atua no sistema nervoso central) indicado para episódios depressivos (ou para a prevenção de recorrências depressivas) ou certas formas de ansiedade. 

Sem dúvida alguma, o cloridrato de Sertralina é um remédio necessário para as pessoas que possuem depressão, mas é preciso entender o seu mecanismo de ação e seus possíveis efeitos colaterais antes de iniciar o tratamento.

Portanto, se você quer saber mais sobre o remédio Sertralina, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

O que é o remédio Sertralina?

Como já dito, a Sertralina é um remédio psicotrópico utilizado como antidepressivo. Por seu modo de ação, esta molécula pertence aos inibidores seletivos da recaptura da serotonina. A Sertralina foi descoberta e colocada no mercado no início dos anos 90 pelo laboratório Pfizer.

Veja também: 6 remédios caseiros para eliminar a bactéria H. Pylori

Qual é o modo de ação da Sertralina?

A Sertralina é um antidepressivo pertencente aos inibidores potentes e seletivos da recaptura da serotonina. 

A serotonina é um neurotransmissor secretado naturalmente pelo organismo que intervém em diferentes níveis, tais como no sistema nervoso central, no sistema digestivo, na hemostasia e na regulação do ciclo circadiano. 

Mais especificamente, a serotonina ajuda a regular o humor e está associada a uma sensação de felicidade e à redução da tomada de riscos (ao contrário da dopamina). 

Os estados de depressão ou ansiedade podem ser explicados por níveis reduzidos de serotonina em indivíduos que sofrem com esse problema. 

Ao impedir a recaptura da serotonina, a Sertralina ajuda então a aumentar o nível deste neurotransmissor nos neurónios no cérebro, induzindo os efeitos terapêuticos da serotonina, incluindo a melhora do humor e a redução da ansiedade, estresse e distúrbios de pânico. 

Quando tomar Sertralina?

O remédio Sertralina é indicado para episódios depressivos (ou na prevenção de recorrências depressivas), certas formas de ansiedade (como estados de estresse pós-traumático ou fobias sociais), transtorno obsessivo-compulsivo em adultos e crianças com mais de 6 anos, ou ataques de pânico. 

Este é um medicamento listado que requer receita médica para ser comprado. Apenas o médico responsável tem o direito de determinar em que casos este tratamento é justificado, bem como a dosagem e a duração do tratamento.

Depois de quanto tempo a Sertralina faz efeito?

Tal como todos os antidepressivos, a Sertralina leva geralmente de 2-4 semanas antes que os efeitos benéficos sejam visíveis. Embora os efeitos terapêuticos possam começar após alguns dias de tratamento, a sua eficácia ótima não será alcançada durante várias semanas.

Quais são os efeitos secundários e perigos da sertralina?

Os efeitos secundários do remédio Sertralina podem ser muito numerosos, mas são geralmente mais comuns durante as primeiras semanas de tratamento e geralmente desaparecem depois. 

São frequentemente observadas náuseas, distúrbios sexuais, perda de apetite, sonolência ou, pelo contrário, insônia, sonhos ou pesadelos anormais, tonturas, perturbações, dores de cabeça, diminuição da atenção, vômitos, constipação, diarreia, dor abdominal, boca seca e alteração de gosto. 

Mais raramente podem ser observadas confusão, alucinações, ansiedade, pensamentos suicidas, convulsões, movimentos involuntários, dificuldade em urinar ou, pelo contrário, incontinência urinária, dilatação da pupila, alteração da pressão arterial e reação alérgica. 

Os antidepressivos inibidores da recaptura da serotonina também podem levar a agitação e necessidade irreprimível de se mover, sangramento e, mais raramente, síndrome serotoninérgica.

O remédio Sertralina, como todos os antidepressivos, não é recomendado para menores.

Seu uso em menores de 18 anos deve, portanto, ser reservado para certos casos graves e sob rigorosa supervisão. Além disso, os sintomas psicóticos podem ser agravados em pessoas esquizofrênicas.

Quais são as contraindicações para a Sertralina?

O remédio Sertralina não deve ser usado em caso de alergia à Sertralina ou a um ingrediente contido no medicamento. 

Além disso, a Sertralina não é recomendada em crianças ou adolescentes com depressão, e isso antes dos 18 anos de idade, pois pode aumentar o risco de suicídio. É reservado nos adolescentes para certos casos graves, sob supervisão médica. 

A Sertralina faz você dormir?

Entre os efeitos adversos relativamente comuns da Sertralina, a sonolência pode ser observada com a ingestão deste medicamento, embora este efeito não seja sistemático, uma vez que a Sertralina também pode e inversamente, levar à insónia.

No entanto, devido ao efeito terapêutico positivo da serotonina no humor, estresse, ansiedade e ataques de ansiedade, a Sertralina pode ajudar a melhorar o sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *