Qual é a diferença entre gripe e covid 19?
Com o início da pandemia do novo coronavírus, surgiram várias dúvidas sobre as diferenças entre a conhecida gripe e a Covid-19. Uma das dúvidas mais comuns entre a população é como saber distinguir entre duas infecções?
Causada por vírus diferentes, a gripe do vírus influenza e o Covid-19 do SARS-CoV-2 podem ter sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico.
Como distinguir os sintomas da gripe dos sintomas causados pela Covid-19?
A Covid-19, uma infecção viral causada pelo SARS-CoV-2, pode começar com sintomas leves, como febre e tosse seca, e pode progredir para falta de ar, indicando que você deve procurar atendimento de emergência. Idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, correm maior risco de desenvolver doenças graves e até mesmo a morte.
A gripe, por sua vez, é causada pelo vírus influenza, muito comum em períodos de frio e transição de temperatura. Pode apresentar dor de garganta, febre, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga, mal-estar e calafrios. Esses sintomas geralmente desaparecem após uma semana. No entanto, a tosse, que geralmente aparece à medida que a doença progride, pode durar várias semanas.
O infectologista destaca ainda que “em locais onde circulam dois vírus ao mesmo tempo, é muito difícil distinguir clinicamente quem é o causador de uma infeção respiratória num doente. Portanto, recomenda-se que as pessoas com sintomas respiratórios sejam tratadas de maneira semelhante até que um diagnóstico seja feito, o que só pode ser feito com exames laboratoriais dedicados.”
É verdade que a gripe afeta o sistema imunológico, contribuindo para a disseminação do coronavírus?
Não. O grande problema com resfriados e gripes agora é distingui-los do COVID-19, pois muitos deles são clinicamente indistinguíveis.
O que fazer se você estiver gripado?
O tratamento geralmente consiste no alívio dos sintomas. No entanto, embora as pessoas geralmente tratem a gripe em casa sem ir ao médico porque os sintomas geralmente são leves, é importante observar, no entanto, que a gripe também pode ter complicações, como o agravamento de alguns sintomas. , comorbidades – asma, por exemplo -, além da ocorrência de sinusite, otite média e até pneumonia, que podem ser fatais, principalmente em pessoas imunocomprometidas, crianças e idosos. Por isso, é importante estar atento à presença e desenvolvimento desses sintomas respiratórios, bem como ao agravamento do quadro, e não atrasar a busca por atendimento médico caso seja necessário.
Por que é importante se vacinar anualmente contra a gripe? Existem contra indicações?
A vacinação é a principal medida de prevenção da infecção pelo vírus influenza. A vacinação é realizada anualmente devido à alta diversidade desse vírus em circulação. Assim, as variedades que receberam maior distribuição nos últimos anos estão sendo pesquisadas para a produção da vacina do próximo ano. Quando há sobreposição entre as variantes que circulam na comunidade e aquelas contidas na vacina, a imunização pode evitar que até 90% das pessoas sejam infectadas. A vacina contra a gripe é contraindicada em pessoas alérgicas a ovos. Pessoas com febre aguda devem adiar a ingestão. Qualquer pessoa que tenha recebido uma vacina COVID-19 deve esperar 14 dias antes de tomar uma vacina contra a gripe.
Como prevenir a gripe e a Covid-19?
As formas de prevenir essas doenças e prevenir sua transmissão também são semelhantes. Alguns cuidados devem ser tomados:
- Lave as mãos frequentemente com sabão e, caso não seja possível, desinfete com álcool gel 70%;
- Ao tossir e espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço de papel ou a parte interna do cotovelo (se for usar lenço, jogue-o fora e higienize as mãos);
- Se estiver doente, fique em casa;
- Assegurar a ventilação da sala;
- Evite tocar nos olhos, boca e nariz sem a devida higiene;
- Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres e pratos;
- Desinfetar itens usados com frequência, como telefones celulares;
- Mantenha uma distância de pelo menos 1 metro de pessoas que apresentem sintomas dessas doenças;
- Evite aglomerações em caso de surtos dessas doenças.
Procurando um bom plano de saúde? Confira algumas Dicas para escolher um bom Plano de Saúde?
Continue lendo nosso site!