Quais as vantagens em ter o gás encanado?

Quais as vantagens em ter o gás encanado?

Quais as vantagens em ter o gás encanado?

Amplamente utilizado em apartamentos, o gás encanado vem ganhando cada vez mais espaço no mercado devido à sua praticidade e melhor relação custo-benefício.

O gás encanado possui algumas particularidades quanto ao modo de operação e quais gases são adequados para circular pela tubulação. Por isso, o Meu Imóvel escolheu algumas informações para que você saiba tudo sobre o assunto.

Tipos de gás encanado

Dois tipos de gás são fornecidos em condomínios: gás liquefeito de petróleo em botijões instalados no térreo do prédio; e natural, da rua e mais sustentável.

O gás vendido em botijões é do tipo GLP (gás liquefeito de petróleo), ou seja, transforma-se facilmente em líquido sob alta pressão, formando assim a conhecida tampa.

Este gás consiste em uma mistura de hidrocarbonetos gasosos ou óleo refinado e, portanto, geralmente é mais pesado que o gás natural. Além disso, ele não tem estabilidade, o que significa que suas chamas podem ser mais altas ou mais baixas dependendo da situação.

O gás natural é o resultado de uma combinação de hidrocarbonetos gasosos presentes nos combustíveis fósseis. Sua chama costuma ser mais equilibrada e forte em comparação com a anterior.

Como é feita a instalação em novos condomínios?

O gás encanado é instalado pelo desenvolvedor de novos apartamentos através de tubos de cobre ou aço carbono antes da entrega das chaves aos futuros inquilinos.

Alguns condomínios conduzem o gás individualmente, ou seja, cada apartamento possui sua própria instalação. Neste caso, utiliza-se o gás natural da rua ou uma bateria de botijões de gás GLP instalados no piso térreo do edifício.

Porém, há momentos em que uma construtora o instala coletivamente, ou seja, todos os vizinhos utilizam a mesma fonte – um botijão de GLP – para abastecer o imóvel com gás.

Principais benefícios do uso de gás natural encanado

Os novos pisos de tubulação de gás natural são sinônimo de inúmeros benefícios, pois na maioria dos casos não são apenas mais baratos, mas também mais ecológicos. Abaixo estão seus principais benefícios:

  • É geralmente mais prático, pois não há risco de acabar tão repentinamente;
  • O gás pode ser usado não apenas no fogão. Também é útil em aquecedores, chuveiros e outros eletrodomésticos;
  • Produz menos dióxido de carbono e muito pouco dióxido de enxofre, contribuindo para um planeta mais sustentável;
  • Prolonga a vida útil do forno, pois o gás natural não desgasta muito seus queimadores.

Precauções ao ter gás encanado em um apartamento

O gás encanado é perigoso, a menos que sejam tomadas medidas para evitar vazamentos na tubulação. Caso contrário, pode levar a envenenamento e pequenas explosões em todo o edifício.

O ideal é que o instalador faça a manutenção contínua em todas as tubulações do condomínio, evitando a oxidação que pode danificar sua estrutura.

Se você notar um vazamento, a primeira coisa a fazer é fechar as torneiras de gás próximas e não ligar interruptores de luz ou qualquer outra coisa que envolva eletricidade, pois isso pode criar faíscas muito perigosas.

Além disso, é recomendável retirar todos os isqueiros ou qualquer outro objeto inflamável do local e, em caso de incêndio, desligar o interruptor geral do apartamento.

Usar uma válvula de segurança

Um elemento extremamente importante em apartamentos com gás encanado é uma válvula de segurança, pois somente ela pode impedir que o gás flua pela tubulação se a chama do fogão se apagar acidentalmente.

Quais as vantagens em ter o gás encanado?

Desta forma, evita-se o acúmulo de gás no ambiente e, portanto, reduz-se o risco de explosões no ambiente caso um interruptor de luz ou qualquer outro equipamento elétrico associado a ele seja acionado.

Idealmente, esta válvula deve ser fechada todas as noites antes de dormir ou em situações em que não há ninguém em casa. Se houver crianças por perto, a atenção deve ser redobrada.

Continue lendo nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *