Um plano financeiro é uma imagem abrangente de suas finanças atuais, seus objetivos financeiros e quaisquer estratégias que você definiu para atingir esses objetivos. Um bom planejamento financeiro deve incluir detalhes sobre seu fluxo de caixa, poupança, dívida, investimentos, seguros e quaisquer outros elementos de sua vida financeira.
O que é planejamento financeiro?
O planejamento financeiro é um processo contínuo que reduzirá seu estresse sobre dinheiro, apoiará suas necessidades atuais e o ajudará a construir um pé de meia para seus objetivos de longo prazo, como a aposentadoria. Agora o que vamos mostrar para você é como você pode obter dicas de planejamento financeiro? Veja mais abaixo.
O planejamento financeiro não é apenas para os ricos: criar um roteiro para o seu futuro financeiro é para todos. Você mesmo pode fazer um plano financeiro ou pode obter ajuda de um profissional de planejamento financeiro. Devido aos serviços online, como consultores-robô, obter assistência com o planejamento financeiro está mais acessível e acessível do que nunca.
Comece definindo metas financeiras
Um bom plano financeiro é orientado por seus objetivos financeiros. Se você abordar seu planejamento financeiro do ponto de vista do que seu dinheiro pode fazer por você – seja comprar uma casa ou ajudá-lo a se aposentar mais cedo – você fará com que a economia pareça mais intencional.
Torne suas metas financeiras inspiradoras – como você quer que sua vida seja em cinco anos? Que tal em 10 e 20 anos? Você quer ter um carro ou uma casa? As crianças estão na foto? Como você imagina sua vida na aposentadoria?
Você começa com metas porque elas o inspirarão a concluir as próximas etapas e fornecerão uma luz guia enquanto você trabalha para tornar essas metas uma realidade.
Rastreie seu dinheiro e redirecione-o para seus objetivos
Tenha uma ideia do seu fluxo de caixa mensal – o que está entrando e o que está saindo. Uma imagem precisa é a chave para a criação de um plano financeiro e pode revelar maneiras de direcionar mais para a poupança ou o pagamento de dívidas. Ver para onde vai seu dinheiro pode ajudá-lo a desenvolver planos imediatos, de médio e longo prazo.
Elaborar um orçamento é um plano imediato típico. Os princípios de orçamento 50/30/20 : Coloque 50% do seu salário líquido em necessidades (habitação, serviços públicos, transporte e outros pagamentos recorrentes), 30% em desejos (jantar fora, roupas, entretenimento) e 20% em poupança e reembolso de dívidas. Reduzir o cartão de crédito ou outras dívidas com juros altos é um plano comum de médio prazo, e o planejamento para a aposentadoria é um plano típico de longo prazo.
Certifique-se de que as emergências não se tornem desastres
A base de qualquer plano financeiro é guardar dinheiro para despesas de emergência. Você pode começar pequeno – R$ 500 é o suficiente para cobrir pequenas emergências e reparos, de forma que uma conta inesperada não acarrete uma dívida de cartão de crédito. Sua próxima meta pode ser R$ 1.000, depois as despesas básicas de um mês e assim por diante.
O crédito imobiliário é outra maneira de deixar seu orçamento à prova de choque. Um bom crédito oferece opções quando você precisa delas, como a capacidade de obter uma taxa decente em um empréstimo de carro. Ele também pode aumentar seu orçamento, obtendo taxas de seguro mais baratas e permitindo que você ignore os depósitos de serviços públicos.
Lidar com dívidas de juros altos
Uma etapa crucial em qualquer plano financeiro: quitar dívidas “tóxicas” com juros altos, como saldos de cartão de crédito, empréstimos salariais, empréstimos de títulos e pagamentos de aluguel para propriedade. As taxas de juros de alguns deles podem ser tão altas que você acaba pagando duas ou três vezes o que pediu emprestado.
Se você está lutando com dívida rotativa, um empréstimo de consolidação da dívida ou plano de gerenciamento da dívida pode ajudá-lo a agrupar várias despesas em uma fatura mensal a uma taxa de juros mais baixa.
Invista para aumentar suas economias
Investir parece algo para pessoas ricas ou para quando você está estabelecido em sua carreira e vida familiar. Não é. Investir pode ser tão simples quanto colocar dinheiro em um banco e tão simples quanto abrir uma conta de corretora (muitos não têm mínimo para começar).
Os planos financeiros usam uma variedade de ferramentas para investir para a aposentadoria, uma casa ou faculdade