O momento de calçar o sapato pode ser para muitos uma incógnita importante, perante a qual, acabam sempre calçando o mesmo tipo de calçado ou, o que é pior, o menos adequado.
Este acessório passou a ser um dos protagonistas de qualquer look.
Podemos extrair muitas informações deles e eles são o elemento de estilo definitivo que pode dar a você ou tirá-lo de uma vez.
Por isso, para tirar todas as dúvidas sobre o calçado e acertar sim ou sim, consultamos especialistas. Dominar a arte de calçar sapatos permitirá que você seja mais criativo na hora de vestir e perder o medo de certos pares, podendo assim ter uma boa coleção em diversos estilos adequados para qualquer ocasião.
Damos voz a quem sabe e descobrimos que a equação pode ficar um pouco complicada. Não importa apenas a cor, mas também seus materiais ou design.
Antes de jogar a toalha, fique com este guia definitivo do nosso site, feito especialmente para sempre escolher o calçado certo para usar.
Sapatos castanhos: o aliado perfeito dos azuis
O sapato marrom às vezes pode causar alguma confusão, é apropriado usá-lo com cores escuras? É um sapato casual? Gabriel Cañellas, diretor de criação da Vocca, tira todas as dúvidas e, mais do que na cor em si, afeta o tipo de sapato marrom que vamos usar: “Um sapato marrom Blucher, Oxford ou Monk é o par perfeito de um bom marinho terno azul ou cinza carvão. Alguns dos nossos Bluchers, por exemplo, têm toques de tendência mais casual no tecido ou na sola e são ideais junto com o jeans, tanto o jeans típico quanto em cores neutras: bege, azul, verde caça … Se fôssemos falando sobre um sapato marrom náutico, combinaria perfeitamente com uma bermuda de verão bege ou azul marinho ”.
É mais do que provável que, se você usar um terno todos os dias devido às exigências do trabalho, tenha seus melhores aliados nos mocassins. No entanto, esse tipo de calçado também é perfeito para o estilo casual. A confirmação é de Marco Tamponi, Global Brand Manager da Sebago, que garante que são um sucesso garantido, “É uma das cores mais utilizadas pelos homens ao vestir um fato paletó, sendo uma das peças mais versáteis de qualquer guarda-roupa masculino desde então combina com tudo ”. Para Marco Tamponi, da Sebago, a chave nesse caso está nas meias : “Acho que tudo depende das meias! Se quiser dar um toque mais formal, você vai usar alguns em cores escuras. Mas podemos modernizar o visual com meias de cores vivas ou estampadas, esta última é muito vista nas ruas. Agora você não está surpreso ao ver alguém em um mocassim clássico combinado com meias brancas ou amarelas. O segredo é brincar com as combinações e carregá-las de uma forma pouco convencional como faziam os alunos da American IVY League ”.
Diga-me como é o seu mocassim e eu direi como usá-lo
Gabriel Cañellas, da Vocca, destaca o design e os materiais com que um mocassim é feito para saber como usá-lo. “É um tipo de calçado muito versátil, mas para além da cor, tem de se atentar para a sua forma, design e materiais para os combinar com a roupa mais adequada e escolher ou descartar de acordo com a ocasião.
Mocassins italianos, especialmente aqueles feitos de camurça, são mais adequados para roupas casuais como jeans ou shorts. Estão totalmente excluídos para eventos formais ou semiformais. Nossos mocassins Penny também são comumente usados com jeans ou calças cáqui.
Porém, se o último for mais fechado como acontece com a Tassel, eles poderiam usar um terno em sua versão mais casual, embora ambos nos Estados Unidos façam parte do guarda-roupa típico de negócios. O diretor de criação da Vocca nos dá a exceção fundamental a levar em conta: “Nunca devemos usar mocassins com smoking, paletó, fraque ou paletó trespassado, nem seriam o calçado adequado em cerimônias formais”. Grave essa regra para você mesmo e nunca mais falhará com os mocassins.
Sapatos pretos e azul marinho, os mais formais
Um sapato preto clássico é o campeão da elegância absoluta, como nos garante Gabriel Cañellas da Vocca. “O companheiro perfeito para um terno matinal ou um smoking, os eventos mais formais”, explica. Dependendo do estilo do sapato, o especialista dá sinal verde para calçá-lo com peças mais informais, embora desaconselhe o uso. com roupas de linho e coloridas mais mediterrâneo.
No entanto, Marco Tamponi, da Sebago, propõe uma opção para quem não tem medo de inovar, “por que não um terno totalmente branco combinado com um mocassim preto ou azul marinho?”.
Segundo o especialista, isso mostra que hoje não existem barreiras em termos de estilo pessoal e que é uma forma de demonstrar a originalidade ou personalidade de cada um.
Sapatos de camurça, napa e de cor clara: melhor informal e para bom tempo
Embora esses tipos de materiais dêem um toque mais informal aos looks, Cañellas afirma que neste momento “o estilo formal ficou mais descontraído, permitindo mais cores e texturas do que antes”. O especialista considera bom combiná-lo com um terno, mas nunca com fraque, smoking ou terno matinal. Quanto aos tons claros, o diretor criativo da Vocca diz-nos que são “tons descontraídos e frescos. Uma boa opção para acompanhar uma roupa de verão com peças leves de tecidos leves”.