Fiat dispara nas vendas de carros no Brasil

Nos anos recentes, os carros Chevrolet foram os mais vendidos do país. No entanto, em 2021, o cenário parece estar mudando. Isso porque a Fiat disparou no total de vendas no Brasil nesse primeiro semestre, obtendo resultados muito acima da média para o padrão do setor nesse momento, inclusive com perspectiva de crescimento ainda maior nos próximos meses.

Para se ter uma noção, a Fiat é a única montadora que já vendeu mais de 100 mil carros no Brasil em 2021. Somente em março, no último mês, a montadora comercializou 38 mil unidades, cerca de 15 mil a mais do que a Chevrolet e 5,2 mil a mais que a Volkswagen. Falando em modelos específicos, a marca italiana emplacou 4 carros no Top 10 de mais vendidos do mês, uma quantidade impressionante.

Quer saber porque a Fiat dispara nas vendas de carros no Brasil e o que isso pode significar para o futuro? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Por que a Fiat dispara nas vendas de carros no Brasil?

Em 2021, a Fiat parece dedicada a retomar sua posição como uma das maiores montadoras de automóveis do Brasil. A empresa italiana já foi a mais vendida do país em algumas ocasiões, mas acabou ultrapassada pela Chevrolet e Volkswagen nos últimos anos.

No entanto, em 2021, a empresa tem dominado o mercado. Atualmente, ela é a única a ter vendido mais de 100 mil unidades de carros no país. Além disso, ela tem uma vantagem em relação aos seus principais competidores: as suas fábricas em Betim (MG) e Goiana (PE) continuam funcionando e produzindo normalmente, enquanto as fábricas da Volkswagen e Chevrolet estão paradas enquanto essa atual onda da pandemia do novo coronavírus segue apertando em número de infectados e mortos.

Por conta disso, a perspectiva é que a Fiat deverá mesmo manter a liderança de vendas neste ano no Brasil. Mas por que isso tem acontecido?

Um dos principais motivos é que a empresa tem uma estratégia de longo prazo que foi construída com o posicionamento de um bom modelo por segmento do mercado. Por exemplo, a Fiat trabalha com o Mobi como hatch subcompacto, com o Argo como hatch, com o Strada como picape pequena e a Toro como picape compacta. Além disso, ainda tem o Cronos e o Siena como sedãs de diferentes subsegmentos para poder alcançar mais vendas.

Ainda que nenhum desses modelos lidere o mercado (o Strada e o Toro estão entre os mais vendidos das próprias categorias), eles estão sempre entre os líderes. Essa participação de destaque em todos os segmentos naturalmente impulsiona a Fiat para cima.

A Chevrolet, por exemplo, tem um ótimo desempenho nos hatches com o Onix (mais vendido do país há 6 anos) e nos sedãs com o Onix Plus, mas tem uma participação menor em outros segmentos. A Volkswagen tem uma estratégia mais parecida com a Fiat, de preferir um bom desempenho em todos os segmentos do que liderar de lavada um deles.

Além disso, a empresa está melhor posicionada no mercado e não depende tanto de elementos de importação. Por causa disso, ela não aumentou tanto assim o preço dos carros por causa da valorização do dólar, como outras marcas fizeram.

Some isso ao fato das suas fábricas continuarem funcionando e a empresa não ter escassez de automóveis no mercado. Por causa disso, os preços se mantêm baixos em relação ao dos concorrentes e os veículos se destacam bastante.

O que esperar da Fiat no futuro?

É claro que é difícil fazer previsões sobre o futuro de uma empresa, especialmente em um momento tão crítico como o atual, em que não dá para saber o que vai acontecer amanhã.

No entanto, todos os elementos apontam para um ano muito acima dos concorrentes da Fiat. Isso porque tudo aquilo que justifica a sua subida nesse momento deve continuar nos próximos meses ou até mesmo melhorar.

Para começo de conversa, a empresa fará o lançamento do Progetto 363, um SUV nacional. O modelo deverá fazer muito sucesso não só por causa do lançamento no BBB 21 (aliás, a empresa patrocinou muito o programa e colheu os louros dessas ações de publicidade), mas também por ser um modelo nacional, com custo mais baixo do que as versões internacionais.

Some isso ao fato de que os SUVs estão cada vez mais populares no mercado brasileiro e o Progetto 363 tem tudo para ser um golaço da empresa.

Pronto! Agora que você já viu que a Fiat dispara nas vendas de carros no Brasil por causa de planejamento de mercado, publicidade e bom posicionamento de segmento, já dá para ter uma ideia de que esses resultados deverão continuar no futuro próximo. São as outras empresas, como a Chevrolet, Volkswagen e Renault, que terão de brigar para se recuperar e alcançar a liderança da Fiat no mercado.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *