Descubra quais são os 5 fatores que afetam a produtividade no ambiente de trabalho

Já é um fato que colaboradores desmotivados afetam a produtividade da empresa. Nenhum colaborador quer passar por uma descupinização Curitiba preço, por exemplo.

Outros fatores também afetam a produtividade da equipe são problemas no espaço de trabalho como sua infraestrutura ou relações interpessoais conflitantes, que podem trazer impactos no rendimento da empresa.

Por isso, os gestores são responsáveis por tomar providências para que um ambiente de trabalho seja motivador para os colaboradores, de modo que a produtividade aumente.

Descubra quais são os 5 fatores que afetam a produtividade no ambiente de trabalho.

1 – Insatisfação por parte dos colaboradores

O estado de ânimo de um colaborador é determinante para garantir mais produtividade ou perda de desempenho. Os motivos que mais fazem um colaborador se sentir desmotivado na empresa são:

  • Atrito com outros colaboradores;
  • Falta de valorização na empresa;
  • Ausência de comunicação com a chefia;
  • Falta de perspectiva de crescimento na empresa;
  • Entre outros.

Por isso, você como gestor precisa administrar os conflitos internos e estar disposto a ouvir seus colaboradores, além de administrar estratégias como premiação por metas cumpridas.

Assim, você deve fazer parte da equipe e não se manter distante. Isso mostra interesse pelos colaboradores. Além de tudo, tratar a equipe com respeito e valorizar o time também é fundamental.

2 – Comunicação ineficiente entre gestor e equipe

A comunicação ineficaz ou inexistente entre você e a equipe geram problemas no ambiente de trabalho. Os colaboradores precisam de instruções sobre suas atividades profissionais, principalmente sobre quais são as prioridades.

Se a comunicação é ineficiente, o resultado pode ser perda de tempo e de produtividade. Isso só gera prejuízos para a empresa. Portanto, esteja sempre disposto a ouvir e se comunicar com a equipe de forma clara, direta e respeitosa.

 3 – Falta de concentração nas atividades profissionais

Um ambiente de trabalho que não deixa o colaborador manter o foco em suas atividades profissionais, com interrupções e ruídos excessivos geram consequências negativas para a produtividade em geral.

Isso pode acontecer em escritórios mais modernos, com um ambiente aberto e que abarca muitos colaboradores ao mesmo tempo. Outro modelo de trabalho que pode ser prejudicial se não for bem organizado é o home office. Distrações em casa ou mais acessibilidade a redes sociais e ao celular podem gerar falta de concentração.

Barulhos em geral, conversas paralelas, tosses, toques de telefones e portas batendo são vilões para a concentração e foco.

5 – Falta de suporte tecnológico adequado  

Para realizar as tarefas profissionais adequadamente, o colaborador precisa de suporte tecnológico adequado às suas atividades. É muito comum o uso de ferramentas inadequadas ou simplesmente ineficazes, tudo por falta de investimento da empresa.

Por isso, muitos colaboradores já utilizam os próprios dispositivos eletrônicos para finalidades profissionais. No entanto, isso é um problema da empresa.

Seja no escritório ou no home office, a falta de suporte tecnológico adequado prejudica muito a produtividade.

Investir em tecnologia é investir em otimização de tempo e qualidade dos projetos da empresa. É hora de fornecer ferramentas tecnológicas adequadas para sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *