Uma pesquisa realizada pelo Serasa (maior birô de crédito do Brasil) aponta que 70% dos brasileiros estão endividados e com o nome sujo. Grande parte desses 70% dos brasileiros estão com dívidas atreladas a cartão de crédito, financiamento e empréstimo bancário. O número é preocupante, pois, apenas 30% dos brasileiros estão sem nenhum tipo de dívida. Devido a isso, decidimos escrever esse artigo, será que vale a pena contratar uma consultoria financeira para nos ajudar?
Caso você não saiba, um consultor financeiro é treinado e basicamente passa todo o seu conhecimento no mundo das finanças para te ajudar a melhorar a saúde financeira. Pode parecer besteira o que você vai ler, mas, se eu te falar que você precisa economizar mais dinheiro, ganhar mais e cortar os gastos desnecessários você provavelmente vai falar que já sabe disso, estou certo?
Acredite ou não, mesmo os 70% dos brasileiros que estão endividados sabendo disso, são os mesmos que se encontram na linha vermelha e é aqui que o consultor financeiro entra em ação. Não são apenas as dicas que ele irá te passar que você vai aprender (mesmo você já sabendo disso), e sim, os conselhos, as atitudes que você deve tomar referente às dívidas e muito mais.
Então vale a pena contratar um consultor para me ajudar?
Sim, sem sombra de dúvidas. O consultor além das dicas sobre finanças, irá te passar truque para aumentar score, irá te auxiliar em como os gastos do cartão de crédito devem ser feitos de forma estratégica e até mesmo irá te ajudar a investir o seu dinheiro, sendo em renda fixa, renda variável e até mesmo em criptomoedas, caso você tenha interesse. Basicamente, tudo o que você precisa saber sobre finanças você irá encontrar com um consultor financeiro.
É claro que existem diversas formas de você estudar sobre finanças, desde sites e blogs grandes, até canais no Youtube e redes sociais relacionadas a isso. Mas, vale ressaltar que isso demoraria meses para aprender ou até mesmo anos. O consultor financeiro ira encurtar esse caminho entre você e o conhecimento necessário. Então sim, vale cada centavo investido.
Consultor financeiro serve apenas para pessoas físicas ou para empresas também?
Como mencionado acima, há mais de 70% dos brasileiros endividados e isso inclui pessoas jurídicas também. Muitas empresas não sabem como gerenciar, administrar e dividir de forma correta os gastos e lucros da empresa. Logo, o consultor financeiro irá poder te ajudar também no quesito finanças empresariais. Existem vários consultores financeiros na verdade, cada um com a sua especialidade. Alguns preferem trabalhar e ensinar sobre finanças pessoais, outros preferem finanças empresariais e outros preferem finanças de forma híbrida (pessoal e empresarial), vale a você pesquisar o que melhor te atende.
Para encontrar um consultor financeiro, te aconselho buscar no próprio Google “consultor financeiro perto de mim” e você irá encontrar um na sua cidade mesmo. É claro que você pode fazer a consultoria de forma online também caso lhe atenda. Pois, com a tecnologia de hoje podemos contratar um consultor de qualquer lugar do Brasil e quem dirá fora do país.
Enfim, espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma a tomar a decisão de contratar uma consultoria financeira. E no seu ponto de vista, você acha que vale a pena o investimento em contratar um consultor financeiro? Como andam suas contas? Estão todos os dias ou você está entre os 70% dos brasileiros endividados? Deixe sua opinião aqui, curta e não esqueça de compartilhar esse artigo com seu amigo, familiar ou vizinho. Vou ficando por aqui e até a próxima.