Segundo um relatório do Banco Central (BC), apenas em 2019 existiam 123 milhões de cartões de crédito no Brasil para uso dos brasileiros. As transações com cartões de crédito cresceram 33% em comparação a 2018.
Ter um ou mais cartões de crédito é fácil. Hoje em dia eles estão aprovando até pessoas com nome negativado. O limite de cada cartão também aumenta conforme os pagamentos em dia e outros fatores.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar esse tipo de produto financeiro. Ele é cheio de juros, encargos, tarifas e taxas. Um simples atraso no pagamento de uma fatura e você já pode ter seu nome negativado.
Uma das formas desfavoráveis de utilizar um cartão de crédito é realizar compras grandes por impulso, já que as parcelas ficam pequenas. A impulsividade desenfreada também é um sintoma de adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Caso você tenha suspeita de que pode ter o transtorno, realize um TDAH em adultos teste. Se o resultado for positivo, procure um psiquiatra para avaliar você e realizar o diagnóstico correto, além de iniciar o tratamento. Dessa forma, vai ficar mais fácil para você utilizar o cartão de crédito de forma favorável. Aprenda algumas dicas.
1 – Tenha poucas opções de cartões de crédito
Mesmo com um controle financeiro, é fácil se enrolar no pagamento de mais de dois cartões de crédito. São várias datas de fechamento de fatura e data de pagamentos. Isso só vai confundir você.
A decisão mais acertada é concentrar suas compras em apenas um ou dois cartões de crédito no máximo. Isso ainda vai ajudar seu score a melhorar e seus limites aumentarem.
2 – Estabeleça um limite para comprar no cartão de crédito
Um cartão com limite gigante pode dificultar o controle de gastos. Por isso, mesmo que seu limite seja muito alto, controle as despesas centralizadas no cartão.
Faça um orçamento de quanto você pode gastar todo mês no cartão para pagar em dia a fatura. Conte também com as compras parceladas. As dívidas com cartão de crédito não podem comprometer mais de 50% de sua renda líquida.
3 – Analise a origem dos gastos
O ideal em compras com cartão de crédito é saber o que você comprou detalhadamente. Tenha o hábito de consultar o extrato de seu cartão de crédito.
Dessa forma, você saberá no que você mais utiliza o cartão de crédito. Então, dentre as opções, você poderá cortar gastos excessivos desnecessários. Isso vai ajudar você a economizar, controlar o gasto excessivo e pagar o total da fatura na data de vencimento.
4 – Escolha um cartão sem anuidade
Atualmente existem ofertas no mercado de vários cartões de crédito sem anuidade. Isso é essencial para um bom produto financeiro, já que se você não utilizar o cartão naquele mês, não terá a dor de cabeça de pagar uma fatura apenas com a anuidade.
Além disso, ao consultar o extrato, você saberá exatamente suas despesas. Um cartão com anuidade só aumenta o valor total de sua fatura. Por isso, economize e priorize cartões sem anuidade.