O cartão de crédito pode ser um aliado na hora de fazer compras de última hora, em caso de uma emergência médica, para parcelar produtos caros como eletrodomésticos e até para pagar boletos atrasados. Existem muitas opções de uso para um cartão de crédito, no entanto, você precisa tomar alguns cuidados para manter a sua saúde financeira equilibrada.
Segundo dados do Banco do Brasil, os cartões de crédito possuem as maiores taxas de juros do mercado financeiro. Os juros médios dos cartões de crédito atingiram mais de 300% ao ano no final de 2019.
Houve uma tendência maior nos últimos anos de assumir responsabilidades financeiras com cartões de crédito por parte dos brasileiros. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de 2019, 86,8% dos consumidores pagaram contas utilizando cartões de crédito.
No entanto, é preciso moderação na hora de utilizar essa forma de pagamento. Confira como usar o cartão de crédito de forma consciente.
1. Utilize o cartão de crédito com moderação
O primeiro passo para uma vida financeira saudável é saber quanto você pode gastar por mês no cartão de crédito. Isso inclui também compras parceladas.
O cartão de crédito não é uma extensão da sua renda. Ou seja, não é porque você tem R$300 de limite em um cartão, que você tem esse valor a mais para gastar no mês. Você terá que pagar esse valor com juros, ainda.
Portanto, não utilize o cartão de crédito de forma descontrolada, como se fosse um valor a mais de sua renda mensal.
2. Fique atento à data de vencimento
Você precisa escolher uma data de vencimento para seu cartão de crédito que fique perto do dia que você recebe seu pagamento. Ou seja, se você recebe seu salário no dia 10, pode escolher a data de pagamento do cartão para vencer no dia 15. Dessa forma, você terá tempo e renda para pagar o valor total da fatura.
3. Compre na melhor data para compras
Todos os cartões de crédito têm dois dias importantes: o dia de vencimento da fatura e o dia de pagamento da fatura. No dia do fechamento da fatura, as compras não serão mais lançadas para serem pagas naquele mês. Portanto, o melhor dia para compras é o dia seguinte à data de fechamento da fatura, já que o valor total virá apenas no próximo mês.
No entanto, não deixe de se organizar para pagar o valor total no mês seguinte.
4. Confira os gastos do cartão de crédito
Você sempre precisa ficar atento ao seu extrato de cartão de crédito, para acompanhar tudo, até o valor final a ser pago. Além disso, não esqueça também de serviços de streaming e outros contratados pela internet que podem ser creditados automaticamente em seu cartão. Se você não utiliza mais, apenas cancele.
5. Não deixe de pagar suas faturas
Se você é do tipo de pessoa que esquece de todas as contas a pagar em um mês, você pode fazer um cronograma financeiro de todas as suas contas. Você também tem a opção de colocar suas faturas do cartão em débito automático. Isso fará com que elas sejam pagas automaticamente no dia do vencimento.
6. Não tenha muitos cartões
Ter mais de um ou dois cartões de crédito com limite alto é desnecessário. É fundamental você concentrar todas as suas compras em um cartão só, mesmo as parceladas. Isso facilitará o processo de pagamento dos cartões e evitará gastos desnecessários.
7. Parcele o mínimo que puder
Realizar compras conscientes de produtos é uma atitude muito difícil para quem tem cartão de crédito, por isso comprar produtos que podem ser pagos a vista facilita o fechamento das contas no mês.
Nas datas comemorativas por exemplo, como aniversário de namoro casais visitam lojas físicas ou compram produtos eróticos como uma capa peniana pela internet para apimentar a relação entre os dois. São produtos que valem a pena adquirir todo mês para manter o relacionamento sempre acesso. Por isso o parcelamento não convém.
No entanto, evite realizar muitos parcelamentos. Pagar apenas o mínimo de uma fatura é pagar apenas 15% do valor total dela. Nesse sentido, o valor pode dobrar em menos de 6 meses. Dessa forma, só parcele compras em casos de emergências, compras de alto valor ou mesmo no caso de você não conseguir pagar tudo em um mês só. O parcelamento pode ser um vilão por causa dos juros.