A certidão de inteiro teor é uma documentação importante que as pessoas podem precisar solicitar algumas vezes ao longo da vida, seja para situações em que precisa de um financiamento imobiliário, casamento, dupla cidadania, entre outros.
No entanto, a documentação possui um prazo de validade, ou seja, não pode ser solicitada apenas uma vez e usar xerox, a cada vez que necessitar do documento deverá solicitá-lo no Cartório de Registro Civil.
Confira a seguir quais as principais informações sobre este documento, bem como, o que é, quais os diferentes tipos e suas utilidades:
Certidão de inteiro teor: O que é, quais as suas utilidades?
Como mencionado no início do conteúdo, a certidão de inteiro teor é um documento importante que pode ser solicitado em diferentes situações ao longo da vida. A certidão de inteiro teor possui informações mais completas do que as certidões convencionais, bem como, averbações e informações completas que constam no livro de registros do cartório.
A certidão de inteiro teor é uma versão mais completa das certidões de nascimento, casamento, compra ou venda de imóveis, entre outros. No documento também contém as mudanças que foram realizadas no decorrer da vida civil do cidadão, por exemplo: divórcios, casamentos, compra de imóveis, etc.
O documento pode ser solicitado em casos como de dupla cidadania, pois será preciso comprovar que as informações do solicitante são verdadeiras, a fim de adquirir o direito de residir no país, por exemplo, em países como a Itália e Portugal. Ou seja, com o intuito de comprovar os dados informados para o consulado do país de solicitação.
Além da dupla cidadania, o documento também pode ser solicitado para prosseguir com o processo de compra de imóveis através de financiamento. Há também processos judiciais e situações civis em que a certidão de inteiro teor deve ser apresentada.
Portanto, quando surgir dúvidas sobre a necessidade deste tipo de documento, uma das primeiras coisas a se fazer é buscar auxílio de um advogado ou cartório civil para obter mais detalhes sobre o seu caso, uma vez que, cada situação requer abordagens e documentações distintas.
Quais os tipos de certidão de inteiro teor?
Como mencionado, qualquer tipo de certidão pode ser solicitada em inteiro teor, ou seja, nascimento, casamento, compra de imóveis, etc. No entanto, há dois tipos de certidão de inteiro teor, a digitalizada e a certidão de interior reprográfica.
Certidão de inteiro teor digitada
Este tipo de certidão é a datilografada, a qual possui as informações digitadas que constam no livro de registro. Nesse caso, o documento ainda não é considerado uma representação fiel, pois os dados presentes no mesmo são digitados para realizar a impressão.
Apesar de ser um documento comprobatório, há casos em que a versão digitalizada não é aceita, por isso, é preciso prestar atenção ao que é solicitado no processo.
Certidão de inteiro teor reprográfica
Diferente da certidão de inteiro teor mencionada no tópico acima, a reprográfica é uma cópia fiel ao registro de informações no livro do cartório, uma vez que se trata de uma fotocópia, a qual reproduz todos os dados verídicos, bem como, o nome de testemunhas, caligrafia, oficial de registro, etc.
Como já mencionado, cada situação exige um tipo de certidão de inteiro teor, por exemplo, o consulado Português exige a reprográfica, já o Italiano exige a digitalizada.
Como solicitar a certidão de inteiro teor?
É possível solicitar a certidão de inteiro teor online, ou presencialmente no cartório de registro civil em que foi registrado o documento (tem em mãos o RG original com foto e CPF).
Para solicitar a certidão de inteiro teor online, basta acessar o site do cartório, selecionar o serviço desejado, preencher o formulário de acordo com os dados solicitados, concluir o processo de solicitação e efetuar o pagamento da taxa. O valor da taxa varia de acordo com a região do país em que é solicitada.
Em relação a validade do documento, não há um prazo específico, pois a mesma varia de acordo com a finalidade para qual é solicitada, portanto a sugestão do nosso blog é que converse com um advogado e verifique as exigências do órgão solicitante com atenção.