Se você é contribuinte da Previdência Social e possui algum problema de saúde que limite ou inviabilize o desempenho de sua função profissional, é provável que você tenha direito ao auxílio doença.
Porém, nem sempre é fácil o acesso a esse tipo de benefício, sendo necessário em alguns casos recorrer a sites como o advoga que contam com advogados previdenciários especializados no assunto.
Visando facilitar a vida do contribuinte que tem direito a esse benefício do INSS, o Ministério da Saúde listou algumas doenças incapacitantes que dão direito ao auxílio-doença ou até mesmo aposentadoria por invalidez.
Ficou interessado em conhecer as doenças que dão direito ao segurado de solicitar o referido benefício? Então confira a lista abaixo!
Distúrbios mentais
São considerados distúrbios mentais problemas como esquizofrenia, demência, depressão, paranoia, etc. Para comprovar a doença, é necessário acompanhamento médico que ateste sua incapacidade para atividades laborais.
Cardiopatia grave
Cardiopatia grave consiste em doença crônica com base no coração. A presença dessa doença incapacita qualquer esforço físico mais forte.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é considerada uma doença grave por ser inflamatória e crônica ao mesmo tempo, o que requer atenção médica.
Paralisia incapacitante irreversível
Uma paralisia incapacitante que pode ser irreversível também é considerada no auxílio-doença. É considerado parte desse segmento a tetraplegia, triplegia, paraplegia e relacionados.
Cegueira
Seja causada por acidentes de trabalho ou complicação de outras doenças, a cegueira é uma doença grave acobertada pelo auxílio-doença.
Doença de Parkinson
Pelo fato de ser degenerativa e de afetar o sistema nervoso, a doença de Parkinson é capaz de incapacitar o trabalhador em suas atividades laborais.
Síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV ou AIDS)
Devido ao uso constante de medicamentos para se manter vivo, o portador da síndrome da imunodeficiência adquirida pode solicitar o benefício.
Exposição à radiação por medicina especializada
Se o segurado tiver sido exposto à radiação por medicina especializada, é entendido que não pode retornar a fazer atividades comuns.
Doença de Paget
Também conhecida como osteíte deformante, essa doença ataca os ossos e a medula óssea, o que incapacita o profissional.
Nefropatia grave
As nefropatias graves acabam atingindo os rins, o que causa incapacidade não só para trabalhos, mas também para uma vida normal.
Hepatopatia em forma crônica ou aguda
A hematopatia em forma crônica ou aguda acomete o fígado do segurado, o que pode o levar ao risco de morte.
Hanseníase
A hanseníase afeta a pele e depois os nervos, sendo uma infecção crônica. Num estágio mais avançado, acarreta em perda de sensibilidade e manchas brancas por todo o corpo.
Câncer ou neoplasia maligna
O câncer ou neoplasia maligna afeta as células corporais e, consequentemente, os tecidos do corpo.
Espondiloartrose anquilosante
Essa doença acomete a coluna vertebral e as sacroilíacas, o que causa dores e a incapacidade de mexer a coluna.
Tuberculose ativa
A tuberculose ativa é uma doença que acomete os pulmões e causa febre, perda de peso e até morte.
Gostou de mais um dos nossos artigos? Agora que já conferiu a lista acima, caso se enquadre em algum desses problemas não deixe de solicitar o seu benefício junto ao INSS!