O avanço da tecnologia permitiu novas possibilidades para o mundo profissional e também para o cotidiano de quem tem acesso a esse tipo de avanço. Dentre elas, está a acessibilidade digital, que facilita o acesso a pessoas com deficiência.
Como uma forma de quebrar as barreiras estabelecidas, a acessibilidade digital permite que o acesso ao ambiente virtual seja otimizado, de modo a englobar todos os tipos de pessoas junto às suas diferenças e as suas limitações.
Especialmente em questões ligadas à internet, como aplicativos, sites e conteúdos que muitas vezes não são adequados para que haja maior assistividade em pontos sensoriais e funcionais, além das maneiras tradicionais.
Por que a acessibilidade digital é importante?
Tratando-se de um meio que possibilita a inclusão deficientes, a acessibilidade digital surge de modo a possibilitar autonomia a essas pessoas, incluindo para fazer um pedido de plotagem de carros propaganda por um site.
Se houver acessibilidade, deficientes ou indivíduos com limitações podem utilizar o que desejar de forma autônoma e justa em relação a alguns processos, como uma inscrição para uma vaga de emprego.
Os recursos que a acessibilidade digital pode proporcionar e as possibilidades se mostram como um estímulo para os que precisam dela, sendo as principais:
- Áudios para leitura de tela de pessoas com deficiência visual;
- Ampliação de tela e iluminação adequada para baixa visão;
- Aparelhos adaptados para deficientes físicos;
- Tradução em Libras para pessoas surdas.
Essas barreiras, ao serem quebradas e adaptadas, podem transformar a vida de muitos usuários que utilizam a internet para entretenimento, bem como para negócios.
No caso das empresas que produzem caneta personalizada com logo, se torna uma vantagem adaptar suas plataformas, porque além de ampliar mais as as possibilidades de ter consumidores, ainda cria uma imagem positiva para a companhia.
Dicas para se adaptar a acessibilidade digital
Criar conteúdos que sejam acessíveis digitalmente deve ser uma prática da qual as empresas tendem a cada vez mais utilizar em suas páginas ou canais digitais, portanto, para as que planejam começar, pequenos ações podem fazer a diferença, como:
1. Criar conteúdo sensorial
Trabalhar todos os sentidos humanos ou boa parte deles em um conteúdo é algo importante, pois permite que a acessibilidade para esse tipo de conteúdo se torne mais inclusiva.
Criar vídeos com legendas ou textos auditivos sobre acupuntura para ansiedade infantil são exemplos de conteúdos que podem ajudar, assim como a imagem de uma receita constar nas descrições da legenda.
2. Estrutura textual
A estrutura de um texto também deve ser acessível para aqueles que irão ter contato com o conteúdo, uma vez que simples formatações que parecem inofensivas para alguns, podem ser empecilhos para outros.
Especialmente as fontes de letras que se apresentam como um ponto conflituoso para pessoas com baixa visão ou um grau de deficiência visual, até para pessoas que possuem astigmatismo ou outros problemas na visão.
Frases curtas e formatações simples de textos são os mais aconselhados para essa acessibilidade, até mesmo a estruturação, que deve ser alinhada à esquerda, para facilitar a visualização do conteúdo.
Da mesma maneira que os conteúdos auditivos destes textos que forem feitos, devem conter um padrão de leitura que possa ser entendido.
3. Usar o contraste
Utilizar as cores certas nas caixas de textos, fundos e imagens é importante para que haja uma acessibilidade, principalmente porque existem pessoas que não conseguem distinguir as cores de como elas são vistas pelas demais.
Da mesma maneira que os formatos e demais ícones geométricos podem ajudar a dar destaque no que merece ser destacado.
Para saber como criar o contraste ideal que seja considerado acessível, existem softwares ou páginas que explicam o número exato dentre as cores para que seja criada essa variação positiva de uma imagem, assim como o layout ideal de uma página.
Considerações finais
A acessibilidade digital é uma forma de inclusão que deve ser cada vez mais aderida, pois ao quebrar barreiras, as empresas acabam trazendo ainda mais possibilidades para um público que possui limitações.
Trazer e transformar conteúdos que antes eram focados em um público e possibilitar que outros os acessem, adaptando para a acessibilidade digital, é algo importante e que as empresas devem começar a aderir aos poucos.
Até mesmo um hotel creche para cachorro, que cria conteúdos com inclusão e acessibilidade, pode ter um grande número de novos clientes por conta destes fatores.
Por isso, a acessibilidade digital pode ser vista como uma forma de empatia, e os primeiros passos para englobar todos os públicos podem ser dados através das dicas abordadas neste conteúdo, para que, aos poucos, as diferenças deixem de existir.