A importância do e-mail marketing no e-commerce

Qualquer gestor de lojas no Brasil precisa entender a importância do e-mail marketing no e-commerce para poder ampliar as suas oportunidades de venda e não desperdiçar leads em níveis acima do que é aceitável. Afinal, a ferramenta é muito útil para conseguir reaproveitar leads e aumentar a sua taxa de conversão, garantindo aquelas vendas extras para bater a meta.

Hoje em dia, é praticamente impossível uma pessoa ter acesso a Internet e não ter uma conta de e-mail, nem que seja no Gmail. Afinal de contas, sem um e-mail não dá para acessar o Facebook ou Instagram, não dá para deixar um comentário no YouTube ou usar a maior parte dos produtos digitais. A única exceção é, claro, o WhatsApp, que só pode um número de telefone e está presente em 99% dos smartphones brasileiros.

Por causa disso, é certeza absoluta que o seu cliente terá uma conta de e-mail. Seu lead também. Por isso, é possível usar esse contato para melhorar as chances de fechar negócio. Quer saber a importância do e-mail marketing no e-commerce? Então siga a leitura abaixo!

Qual a importância do e-mail marketing no e-commerce: 4 pontos

1. Aumenta as vendas

O principal benefício do e-mail marketing é que ele aumenta as vendas. De acordo com estudos, o uso da ferramenta pode aumentar o número de negócios fechados de uma loja em 138%. Ou seja: ele dobra o número de vendas e ainda aumenta mais um pouquinho. Nada mal, não é mesmo?

Isso acontece por várias razões (que mencionaremos a seguir), mas o fato mais básico é que essa estratégia permite uma comunicação mais próxima com o cliente. Além disso, se você tem o e-mail dele é porque há algum nível de interação e ele já tem alguma predisposição a fechar negócio com você. Trata-se, portanto, apenas de orientar adequadamente essa predisposição para fazer mais vendas.

2. Nutre os leads

Uma das maneiras pelas quais o e-mail marketing aumenta as vendas de uma loja digital é pela nutrição de leads. Na prática, essa estratégia permite que a empresa possa enviar conteúdo para o seu público de modo a derrubar objeções e torná-lo mais pronto para fazer a compra.

Essa estratégia é especialmente útil em mercados com produtos de maior valor agregado, cujo processo de tomada de decisão do cliente leva mais tempo para acontecer e em que as objeções são maiores. Por exemplo, o setor de notebooks, de celulares e outros.

A nutrição de leads é feita pelo envio de conteúdo de qualidade e valor para o cliente. Por exemplo, suponha que a sua loja venda notebooks. Você tem um lead, mas ele ainda não se converteu em cliente. O que você pode fazer é enviar conteúdos que ensinam porque um dos seus computadores é o ideal para aquele cliente.

Uma sugestão é enviar um artigo “Como saber quanta memória RAM você precisa em seu conteúdo?”. Nesse artigo, você pode colocar algum tipo de gatilho (como baixar um ebook) para identificar qual dos leitores quer um computador gamer. Quando o usuário baixar aquele ebook, você sabe que tipo de conteúdo mandar e pode nutri-lo em direção de comprar um dos seus produtos.

3. Reaproveita clientes

Um dos benefícios da estratégia é que ela permite reaproveitar certos clientes dentro de contextos específicos. Por exemplo, suponha que sua loja venda produtos que acabam com o tempo, como ração para cachorro ou tinta de impressora. É possível programar um e-mail para ser enviado ao cliente mais ou menos na época de comprar novamente. Assim, você recicla aquele cliente e vende novamente.

Outra ideia é coletar dados do consumidor para enviar bônus, cupons e outros recursos perto do seu aniversário, Dia das Mães, Black Friday e outros eventos. Assim, há boas chances daquele cliente comprar novamente com você.

4. Otimiza anúncios

Por fim, o e-mail marketing permite que você possa otimizar os anúncios que faz nas redes sociais ou no Google. Isso porque ele gera listas otimizadas com base na interação da pessoa com o seu conteúdo.

Vamos supor que você tenha uma lista de 100 mil e-mails. Desses, você conseguiu 1.500 contatos que são quentes, interagem bastante e prontos para comprar. É possível pegar esses 1.500 contatos e jogar no Lookalike do Facebook para formar um perfil de pessoas que poderiam ter o interesse em comprar o seu produto. Depois, basta anunciar para essas pessoas e ver o nível de conversão obtido.

Pronto! Agora que você já sabe qual a importância do e-mail marketing no e-commerce, é hora de começar a colocar essa estratégia em prática. No geral, você precisará investir pouco para ter uma boa estrutura funcionando, mas precisará de muita análise de dados para otimizar os resultados. Afinal de contas, não existe uma receita de bolo de como usar a ferramenta para ter mais vendas, depende muito de cada setor.

E aí, você já experimentou o e-mail marketing? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *