A evolução do Marketing Digital até os dias de Hoje

A evolução do Marketing Digital até os dias de Hoje

A evolução do Marketing Digital até os dias de Hoje

Sem dúvida, a Internet mudou a vida das pessoas ao se tornar parte da vida cotidiana. Assim, mesmo uma mudança no comportamento do consumidor se deve ao nascimento do marketing digital.

O marketing digital nasceu como uma estratégia de adaptação a um novo modelo de mercado que visa a promoção e venda de produtos e serviços na Internet personalizados e envolventes. Mas como surgiu o marketing digital?

A evolução do Marketing Digital até os dias de Hoje

Jornais e revistas

Tudo começou em 1450 com a imprensa inventada por Gutenberg. Isso revolucionou a comunicação humana, pois tornou possível a produção e distribuição em massa de textos. Antes dela, ler era um privilégio.

Porém, somente no século XVII, jornais e revistas passaram a ser publicados em grandes quantidades. O primeiro jornal reconhecido foi o Relation Aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, publicado em 1605. A primeira revista, por sua vez, foi publicada na Filadélfia em 1741.

Desde então, empresas e profissionais de marketing passaram a se interessar por essas ferramentas de comunicação, que viam em jornais e revistas uma oportunidade de divulgar seus produtos e serviços. Assim começou o que chamamos de outbound marketing, que continua funcionando até hoje.

Cartazes e outdoors

Em um instante, apareceram panfletos e pôsteres que facilitavam a comercialização em locais públicos. Os profissionais de marketing descobriram que era mais fácil alcançar mais pessoas com um único anúncio dessa maneira.

No entanto, em 1839, tornou-se ilegal colocar placas em propriedades privadas em Londres. Com isso vieram os outdoors como forma de contornar esse obstáculo. E com um custo-benefício muito interessante! Vale ressaltar que o registro mais antigo de aluguel de outdoor data-se em 1867.

Rádio, telefone e televisão

Durante os séculos 19 e 20, novos meios de comunicação como rádio, televisão e telefone surgiram. O telefone apareceu em 1876, mas só em 1946 é que realmente chamou a atenção do público. Nesse cenário, o telemarketing surgiu no final da década de 1970.

O rádio, por sua vez, surgiu em meados da década de 1920 e até 1933 estava presente em mais da metade dos lares americanos.

A televisão, por sua vez, registrou pela primeira vez a publicidade em 1925. E desde então, o marketing continuou a evoluir, sendo incluso em empresas com orçamentos mais limitados devido às várias alternativas disponíveis.

Como você pode ver, a mídia evoluiu de acordo com a evolução da própria sociedade. E foi a partir dessa evolução que surgiu o marketing digital.

Marketing digital

Após a invenção da televisão, uma nova revolução teve que esperar por várias décadas.

A primeira chamada de celular foi em 1973. E em 1981, a IBM lançou o primeiro computador pessoal. A Apple, por sua vez, lançou o primeiro computador pessoal em 1984. A Internet floresceu em 1990, inclusive para uso pessoal.

Esses foram os eventos que levaram à transição do marketing para a era digital. Afinal, foi com os computadores e impressoras pessoais que a publicidade ganhou ainda mais importância e rendeu resultados mais confiáveis ​​e visíveis. Além disso, com o advento da Internet, a capacidade de enviar e-mail foi introduzida e a primeira mensagem em grande escala (o primeiro spam) foi enviada em 1994 e este foi o início do que se tornará e-mail marketing no futuro (junto com boas práticas para que não se tornem spam).

Com a popularização da Internet, novos recursos e ferramentas apareceram para benefícia ainda mais esse boom, como SEO, blogs e marketing de conteúdo, mídias sociais e marketing em mídias sociais, YouTube e a inclusão do vídeo nas estratégias de marketing e comunicação. … via dispositivos móveis, o que leva à necessidade de uma resposta rápida na Internet.

Desde então, o desenvolvimento do marketing digital só tem aumentado, resultando em uma metodologia de inbound marketing, ou marketing de aquisição, que busca promover o diálogo entre marcas e consumidores. Busca entender as necessidades e a jornada do consumidor e, com isso, estabelecer uma comunicação permanente e relacionamentos de compromisso.

Interessado na área de Marketing Digital e quer aprender mais sobre? Clique aqui!

Continue lendo nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *