7 dicas para economizar nas férias

Quem não gosta de aproveitar as férias para viajar? Seja com a família ou amigos, nada melhor do que conhecer novos lugares ou revisitar aqueles preferidos, não é mesmo?

E se está pretendendo viajar, mas não pode gastar muito, vai gostar de conhecer as dicas que preparamos para poder viajar tranquilo, sem prejudicar o orçamento, ou seja, sem pesar no bolso. Se interessou? Então, aperte o cinto e “bora” viajar?

Dicas para economizar na viagem de férias

Muita pesquisa, planejamento, mente aberta e aquela vontade… esses são os principais ingredientes de uma viagem mais econômica. Quer saber como viajar sem gastar muito? Então, confira as dicas abaixo!

1. Comece a planejar pesquisando muito

Sem dúvida, quem planeja viajar, certamente, precisa começar pela pesquisa. Pesquisar muito, todo tipo de oferta e promoções oferecidas na internet. E o quanto antes começar a planejar, mais chances terá de conseguir bons descontos.

Comece pesquisando destinos, para economizar, evite locais em alta temporada, como por exemplo, viajar para Gramado na época do Natal que, certamente, faria seu bolso gritar e, claro, evite decisões por impulso ou se deixar levar por falsas promoções.

 Outra dica é determinar um valor máximo, para que possa pesquisar dentro de um orçamento já estabelecido. Não esquecendo que uma viagem vai além das passagens e hospedagem, inclui alimentação e passeios.

Por isso, na hora de decidir o local que irá visitar, considere as peculiaridades locais, os restaurantes mais baratos, por exemplo, ou se oferece possibilidade de passeios gratuitos e diversão sem que pese no bolso. 

2. Opte por hospedagens mais simples

Na hora de escolher onde se hospedar, nem considere aqueles hotéis mais caros, até porque, provavelmente, utilizará o seu quarto apenas para dormir, tomar um banho e fazer as refeições. Ou seja, não é preciso comprometer todo o orçamento com hospedagem.

E, claro, fica a dica, na hora que estiver se planejando, realizando as pesquisas, não deixe de dar uma olhadinha em sites de cupom, geralmente é possível conseguir até cupom booking, com descontos inacreditáveis, que podem fazer toda a diferença na hora de planejar sua viagem. 

3. Economize nas refeições

Sem dúvida, se há algo que engole boa parte de nosso orçamento nas viagens, podemos dizer que se trata das refeições. Embora, realmente, a culinária local seja parte do programa, não é preciso recorrer aos restaurantes mais caros para conhecer as comidas típicas do lugar. Na verdade, geralmente, os restaurantes de bairro são os melhores e oferecem preços mais em conta. De preferência, evite aqueles muito próximos aos pontos turísticos, que costumam cobrar valores acima do normal. 

Uma dica é perguntar para os próprios moradores locais quais os melhores restaurantes, dentro das categorias bom e barato. E vale pesquisar nas redes sociais também!

Por fim, para economizar, determine uma quantia e procure ficar dentro deste limite.

4. Não exagere nas compras

Para muitas pessoas é impossível viajar para os lugares sem levar para casa lembrancinhas típicas. Só não exagere, pois acredite, um dos vilões de qualquer viagem é exagerar nas compras.

E mais, se o orçamento estiver muito apertado, esqueça aquelas tradicionais lembrancinhas para parentes e amigos, os tempos estão difíceis, e todos vão entender.

5. Aposte no transporte público

Uma dica é na hora de se planejar, procurar acomodações próximas a transportes públicos, para fugir dos preços abusivos dos táxis. Por isso, opte por andar de ônibus, metrô, trem e, até mesmo, de bicicleta, já que muitos locais oferecem aluguéis por determinados períodos.

6. Faça um roteiro

Uma importante dica é, ao se planejar, procurar criar um roteiro, analisando as atrações que irá visitar e organizando um calendário. E procure colocar para o mesmo dia pontos turísticos que fiquem próximos, assim, não só economiza dinheiro, como também gastará menos tempo em deslocamentos. 

7. Visite pontos turísticos gratuitos

E, claro, se a ordem é economizar, nada melhor do que se valer dos pontos turísticos gratuitos que, geralmente, as cidades dispõem. Seja museu, parque ou praça famosa, procure ficar por dentro desses lugares e de suas atrações.

Outra dica é procurar não visitar determinadas atrações só porque fazem parte do roteiro turístico tradicional daquela cidade, você não é obrigado a gostar de museus, por exemplo, então, para que desperdiçar dinheiro com isso?

E essas são algumas dicas de como economizar em sua viagem de férias, agora é aproveitá-las e… boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *