6 formas inteligentes de usar o 13º salário

O 13º salário é um direito dos profissionais que trabalham no regime CLT. No entanto, é necessário fazer um planejamento para não gastá-lo de forma indevida. Realizar compras grandes não é um empecilho, mas isso pode variar de acordo com sua situação financeira.

Se você tem dívidas pendentes, a recomendação é quitar tais dívidas e deixar gastos extras com compras grandes para outro momento mais oportuno.  Talvez não seja a melhor hora para realizar o aluguel de máquina de solda, por exemplo. Confira 6 formas inteligentes de usar o 13º salário.

1 – Pagar dívidas

O uso mais inteligente do seu 13º é se livrar das dívidas pendentes. Pode ser adiantar parcelas de um financiamento, pagar o cheque especial ou quitar um empréstimo pessoal. Vale até realizar acordos para positivar seu nome, já que nessa época do ano há muitas ofertas especiais para renegociação.

Não pague mais por juros de crédito ou financiamento, utilize o 13º para se livrar de todas as dívidas.

2 – Guardar para pagar custos de início de ano

O começo do ano infelizmente vem cheio de custos, como matrícula de escola, material escolar, inscrição em cursos, IPTU, IPVA, entre outros. Por isso, guarde um pouco do 13º salário para pagar os custos extras de janeiro.

3 – Poupar um pouco para sua reserva de emergência

Se você ainda não possui uma reserva de emergência, é hora de fazer uma. Essa é a primeira lição para uma vida financeira saudável. Guarde uma parte do dinheiro para imprevistos.

Para você que já tem uma reserva de emergência, vale investir um pouco mais nela. Em tempo de crises como a COVID-19, é importante ter dinheiro guardado para eventualidades.

4 – Invista o dinheiro

Investir é uma maneira de fazer seu dinheiro render. E não é necessário todo o seu 13º para isso. Deixe uma parcela para investir. Caso você seja iniciante e não saiba como, há muito material na internet para ajudá-lo a começar.

5 – Compre à vista

Se você está precisando trocar a TV da sala ou fazer uma obra em casa, por exemplo, é hora de utilizar seu 13º de forma adequada e com pagamento à vista. Isso evita parcelamentos e empréstimos, que contam muitas vezes com juros abusivos.

Caso você esteja faz tempo pensando em realizar uma compra grande ou investir seu dinheiro em um custo maior, se você não tiver dívidas, vale a pena utilizar seu 13º para isso. Dessa forma, você já vai se livrar de uma pendência.

6 – Celebre as festividades

Uma parte do seu 13º pode ir para as despesas de fim de ano, com festividades, presentes e até roupas novas. Esses são custos variáveis, que só aparecem no fim do ano e é preciso planejar cada festa e cada compra para gastar o mínimo possível.

Dessa forma, você ainda consegue utilizar o 13º salário para outras contas. Mas não deixe de celebrar com os amigos e a família. Por isso, uma parte do seu 13º pode ter como finalidade arcar com os custos das festividades de fim de ano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *