3 Passos para começar o site da sua empresa!

Para ter um bom site na internet, você precisa de três coisas: uma hospedagem, um domínio e um gerenciador de conteúdo. 

O gerenciador de conteúdo (CMS) mais popular que pode servir tanto para sites empresariais, quanto para e-commerce é o WordPress. 

Com um CMS completo e cheio de recursos você pode ter um site rodando com uma boa performance, além de uma boa hospedagem e um domínio. 

Para entender mais sobre esses 3 passos para começar o site da sua empresa, continue a leitura!

  1. Escolhendo um domínio 

Para começar você vai precisar de um domínio. 

O domínio nada mais é que o nome do seu site e a porta de entrada para a hospedagem, conhecido como endereço eletrônico e URL. 

Depois que escolher qual será o nome do seu domínio, você precisará escolher a extensão dele como:

  • .com; 
  • .org;
  • .edu; 
  • .store;
  • .tech;
  • .gov e etc.

Qual domínio devo usar no meu site?

Existem muitas finalizações de domínio e códigos de país, porém, o mais recomendado é usar o final “.com.br”, a diferença desse tipo de domínio são vistos nos resultados de pesquisa do Google. 

Quando o seu site tem a terminação “.br” os mecanismos de busca indicam ele com mais facilidade nas pesquisas brasileiras. É uma forma de segmentar o público e a pesquisa. 

Em alguns casos, a finalização com as siglas da cidade (.sp, por exemplo) pode gerar mais resultados, mas tudo isso depende do planejamento estratégico de marketing adotado. 

+Para saber mais sobre onde registar o domínio, o custo e muito mais, clique aqui

  1. Serviço de hospedagem 

Se o domínio é a porta de entrada, a hospedagem é a sua casa. Na hospedagem será armazenado todo o seu site: conteúdo, imagens, arquivos, dados, e-mails e etc. A hospedagem é quem manterá seu site no ar. 

Existem muitos tipos de hospedagem como a gratuita, compartilhada, em nuvem, VPS (Virtual Private Servers) e servidor dedicado. 

É de extrema importância que você escolha uma boa hospedagem. Lembrando que um dos fatores de rankeamento do Google é que o site esteja rodando com uma boa performance e com segurança, e isso está diretamente relacionado com a hospedagem. 

+Para ter um guia completo de como escolher a melhor hospedagem, leia este artigo

  1. Sistema de gerenciamento de conteúdo – WordPress

Este item é a plataforma que você vai utilizar para gerenciar seu conteúdo, o programa que ajudará você a criar seu site e deixá-lo com a cara da sua empresa. 

O WordPress tem sido o sistema mais utilizado na hora de criar sites e blogs, cerca de 42% dos sites que visitamos foram criados pelo WordPress. 

O CMS é utilizado por grandes companhias e até mesmo por iniciantes. Isso se deve pela facilidade com que a plataforma apresenta seus recursos e pelas inúmeras possibilidades de criação dentro da interface. 

Com o WordPress você pode criar:

  • sites institucionais;
  • lojas onlines (e-commerce);
  • blogs;
  • jornais online;
  • portfólios entre muitas outras opções. 

E por ser uma plataforma popular, é mais fácil encontrar agências digitais especializadas na criação e manutenção de sites em WordPress

O que o site precisa ter para ser bem visto pelo Google?

Há muitos fatores envolvidos nesta questão, mas o principal de tudo é: um bom conteúdo. 

Se você tiver informações importantes que os usuários procuram, o seu site vai ser visto. Porém, para alcançar isso é preciso seguir algumas diretrizes. Por exemplo.

Elementos que influenciam no ranqueamento:

  • Carregamento rápido;
  • Design responsivo (que se adequa a diversas telas);
  • Navegação simples e intuitiva;
  • Site otimizado.

Se você investir em conteúdo SEO – otimizado para os mecanismos de busca – seguindo todas essas regrinhas aí de cima, seu site tem tudo para dar certo e aparecer nas primeiras páginas do Google. 

É um serviço que demanda paciência, mas os resultados valem a pena!

O que faz uma agência de marketing digital?

Fica por conta das agências de marketing digital oferecerem os serviços de criação de sites para que você possa fazer escolhas certas, sem se preocupar tanto com a parte técnica. 

Seu site sendo criado por uma equipe profissional, ele será:

  • Responsivo – ou seja, vai se adequar a diversas telas;
  • Otimizado para o Google (SEO) – para que ele apareça com mais facilidade nas primeiras páginas de busca. É um trabalho complexo que demanda tempo e conhecimento atualizados na área, entre outras coisas;
  • Com o Google Analytics implementado – Para que você possa monitorar a audiência do seu site e ter relatórios que comprovam a melhor estratégia para as campanhas de marketing;

Algumas agências de marketing também oferecem garantia para problemas técnicos que o site apresente. 

Conclusão sobre como começar o site da sua empresa

Caso você não tenha tempo para colocar esses 3 passos em prática, além das agências de marketing digital fazerem o serviço de criação de sites, elas também disponibilizam o serviço de otimização, manutenção e consultoria do site. 

Optando pelo serviço de consultoria do seu site, a agência pode orientá-lo a escolher o melhor tipo de hospedagem para o seu projeto, além de instruí-lo a tomar boas decisões para que seu negócio seja um sucesso! 

Se estiver precisando de ajuda com a criação do seu site, ou até mesmo uma consultoria, a agência de marketing digital em Santo André – Lamattina Digital, pode ajudá-lo com suas dúvidas!

Já conhecia os 3 passos para criar um site? Deixe um comentário nos contando!

“Texto Escrito por Renata Heining, Redatora da agência Lamattina Marketing Digital”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *