3 dicas para criar um e-commerce de forma simples e rápida

Quer criar e-commerce? Então, este guia é para você. Nosso objetivo é apresentar a você os diferentes aspectos do comércio eletrônico. 

No final, você deve conhecer os princípios básicos e as armadilhas a serem evitadas a seguir. Vamos nos concentrar em particular nos requisitos técnicos de um e-commerce!

Crie sua loja online em 5 etapas:

  • Estabeleça suas necessidades de e-commerce.
  • Escolha a plataforma apropriada.
  • Prepare seu site online.
  • Comece uma campanha de marketing.
  • Analise os resultados e atue em ações estratégicas.

Atualmente, o e-commerce está sendo uma das formas preferidas para a realização de compras, não apenas em função da pandemia, mas pela mudança no perfil de consumo das pessoas. 

Por que você deve criar um e-commerce?

O mercado está cada vez mais competitivo, principalmente devido à quantidade de marketplace disponíveis (Amazon, Americanas, Magazine Luiza), com linhas completas de diversos segmentos, com preços relevantes e qualidade incontestável. 

E para criar site grátis, é necessário avaliar todos os prós e contra, pois seria interessante para você e para o seu negócio? 

Essa pode ser uma boa ideia para começar: você aproveitará o volume de visitantes sem a necessidade de investir em publicidade.

No entanto, há um problema: dependendo do tipo de produto que você está vendendo, a taxa de comissão que a plataforma cobra pode variar de 5 a 20%, o que no final do mês pode representar um valor significativo.  

Em algumas plataformas, não é possível ter acesso à base de clientes, impossibilitando a aplicação de algumas estratégias de marketing, como envio de newsletter, e-mails marketing, entre outros. 

Ao comandar a sua própria loja, sem uma plataforma gratuita, você não terá mais problemas com comissionamento. No entanto, será necessário avaliar os custos de hospedagem, sistemas de pagamento online. 

Mas, no final, custará menos do que permanecer em uma plataforma de mercado. É claro que você pode tentar fazer as duas estratégias simultaneamente e tentar transferir gradualmente os clientes da plataforma para a sua loja.

A longo prazo, possuir um site e uma loja online é, de longe, a melhor maneira de construir uma imagem de marca duradoura e reter seus clientes.

03 dicas para criar um e-commerce lucrativo de forma simples e rápida!

Para que você consiga ter sucesso no seu e-commerce, e crie de forma simples e muito prática, separamos algumas dicas para auxiliar no processo de seu site. Veja a seguir! 

  1. Encontre um nicho lucrativo

Se você não sabe qual produto vender, existem diferentes maneiras de identificar nichos de mercado interessantes.

A maneira mais fácil é sempre começar focando em uma área que você já conhece. Você gosta de drones? Você é um amante do café? Apaixonado por roupas?

Para todos esses exemplos, você encontrará nichos muito específicos esperando para serem explorados em paralelo com os mercados maiores. 

Pegue o tema do café: por exemplo, você pode ter como alvo máquinas de café expresso portáteis. O mais importante é certificar-se de que o seu tópico gere interesse suficiente enquanto tem um número relativamente pequeno de concorrentes.

  1. Analise a demanda do produto

Para identificar esses nichos de mercado, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google, KWFinder, Google Trends. 

Assim, você consegue determinar o volume de pesquisas realizadas a cada mês no Google em relação a uma palavra-chave e / ou a um produto em particular. 

Sem falar que essas ferramentas serão capazes de sugerir de passagem palavras-chave associadas ao seu tema que podem não ter ocorrido a você.

Você também tem a opção de aumentar a demanda por conta própria. Se você deseja vender um produto que não está entre as principais pesquisas do Google, pode recorrer a plataformas como Facebook e Instagram para promovê-lo. 

Antes de embarcar nesse caminho, no entanto, certifique-se de que seu produto seja compatível com as mídias sociais e possa gerar compras espontâneas.

  1. Verifique as melhores plataformas para criação do site

É possível encontrar diversas plataformas para criar site grátis, no entanto, é importante entender quais são suas vantagens, e se manipulação é simples no dia-a-dia. 

A Jimdo pode ser facilmente montada e em pouco tempo. A interface é simples, e precisa apenas de algumas horas para conseguir idealizar o e-commerce. 

As soluções intermediárias oferecem uma gama de funcionalidades, com métodos de integração e pagamento que são essenciais para o funcionamento da loja virtual. 

Contudo, necessitam de uma curva de aprendizado mais intensa e muitas vezes, contam com um custo maior. 

Ao contrário dos sistemas simples, essas soluções permitirão que você gerencie lojas maiores e forneça melhores opções de marketing (como venda cruzada, comparação de preços, etc.).

Os sistemas mais complexos, como: Prestashop ou Magento em particular, são projetados para lojas virtuais mais robustas.

E suas configurações necessitam de auxílio especializado, já que esses sistemas de código aberto devem ser instalados e configurados manualmente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *